Vencer o estresse é o maior desejo das famílias, diz pesquisa
Pesquisa revela que vencer o estresse é o maior desafio na área da saúde mental. Já a exaustão é a segunda maior preocupação
Escute essa reportagem
Viver bem em família é um desejo unânime. Entretanto, a busca por esse ideal de felicidade passa por alguns percalços ao longo do caminho, ainda mais com os problemas atuais da sociedade – sejam eles de saúde mental ou financeira.
Para saber o que mais aflige e dificulta as famílias do Estado na busca por uma vida mais feliz, o jornal A Tribuna fez uma pesquisa em parceria com a Empresa Júnior da UVV e repercutiu os resultados com especialistas para apontar as melhores formas de contornar os problemas.
Das famílias entrevistadas, 31,2% afirmaram que o estresse é o maior desafio de saúde mental. Diretamente ligada a este problema, a exaustão aparece logo na sequência, com 24,4% das respostas. Já a divergência de opiniões foi o problema de relação mais citado, alcançando 30,3% das famílias.
“O estresse causa sobrecarga emocional, aumentando a irritabilidade e a agressividade. Com isso, é comum que tenha falta de paciência em casa com a família, podendo ser rude, o que gera um clima ruim no ambiente”, destaca a psicóloga Ivana Cabral.
O caminho para a solução, segundo Ivana, passa por ter compaixão consigo mesmo, não se cobrar tanto, praticar atividade física e procurar terapia. “Não ultrapasse o seu limite. Tire uma hora do dia para fazer o que você gosta, ler um livro, cozinhar, assistir a um filme”.
A psicóloga Naira Delboni diz que o ritmo atual das pessoas está intenso, com muitos compromissos e cobranças. “Precisamos eliminar a tensão, pois traz prejuízos físicos e psíquicos. No contexto familiar, por sermos mais próximos, onde temos mais abertura e intimidade, é lá que descontamos o estresse”.
Já a divergência de opiniões acaba virando problema quando não há tolerância, como destaca o médico e psicólogo Roberto Debski. “Isso potencializa os conflitos. Não precisamos concordar com as opiniões do outro, mas precisamos respeitar seu direito de tê-las”.
Debski diz que a superação passa pela comunicação. “O estilo de vida moderno leva as pessoas a se fecharem. O desafio é voltar a se comunicar, compartilhar seu emocional, ter tolerância. Podemos mudar e viver de modo mais saudável na vida e nos relacionamentos”.
Sonho realizado
O ano de 2022 foi de realização de um sonho especial para o casal Monique Martins, 34, e Rauny Pancini, 36. A chegada do pequeno Miguel, há 3 meses, marcou a realização do sonho da família de ter dois filhos, e a pequena Luísa, 3 anos, foi promovida a irmã mais velha!
“Era um sonho e estamos realizados. Agora, nosso sonho é comprar um sítio para curtir ainda mais a família! Hoje, o maior desafio das famílias é o equilíbrio entre a prosperidade e a união, a conexão. Nós, graças a Deus, temos conseguido equilibrar!”, disse Monique.
O que mostrou a pesquisa
A pesquisa
Foi realizada pelo jornal A Tribuna em parceria com a Empresa Júnior da Universidade Vila Velha (UVV). Foram ouvidas famílias da Grande Vitória (87,1%) e de outras regiões do Estado (12,9%).
Responderam pessoas de diferentes idades: 38% entre 31 e 40 anos; 35,9% entre 21 e 30 anos; 13,2% acima de 40 anos; e 12,8% entre 18 e 20 anos. Do total, 68,8% foram mulheres e 31,2% homens.
1- Considerando a saúde mental das famílias, o que você considera ser o maior desafio hoje?
- Estresse: 31,2%
- Exaustão: 24,4%
- Depressão e ansiedade: 16,7%
- Falta de tempo em família: 15%
- Falta de ânimo: 12%
2 - Considerando a saúde emocional das famílias, o que você considera ser o maior desafio hoje?
- Divergências de opiniões: 30,3%
- Distanciamento por causa do celular: 28,6%
- Vício em drogas: 14,1%
- Vício em álcool: 12,8%
- Falta de limites entre os mais jovens: 12%
- Vícios em internet: 0,9%
3- Qual é o seu maior sonho não material em relação à sua família?
- Ter mais diálogo: 54,3%
- Ter mais tempo para o lazer: 42,7%
- Mais amor: 42,3%
- Ter saúde física e mental: 41,9%
- Ter mais união e menos brigas: 26,9%
- Saber cuidar melhor do dinheiro: 16,7%
- Comer melhor: 14,5%
- Ter mais respeito: 14,1%
4 - Na sua opinião, o que falta para que as famílias sejam mais felizes?
- Compreensão: 44,4%
- Diálogo: 15,5%
- União: 13,2%
- Fé: 12,8%
- Mais tempo juntos longe do celular: 12,4%
- Amor ao próximo: 1,7%
5 - Considerando desafios materiais, você considera que o maior problema na sua família é:
- Falta da casa própria: 41,9%
- Falta de tempo para folgas e viagens: 27,8%
- Dívidas: 13,2%
- Falta de emprego: 12,8%
- Falta de dinheiro para lazer / bem-estar: 3,8%
- Falta do carro próprio: 0,4%
6- Qual é o maior sonho material que deseja realizar com sua família?
- Fazer viagem nacional: 42,3%
- Comprar casa: 27,8%
- Fazer viagem internacional: 15,8%
- Pagar uma boa escola/ faculdade para mim ou para meu filho: 13,2%
- Comprar carro: 0,9%
7- O que falta para realizar seu grande sonho material com a família?
- Mudar de emprego/ conquistar emprego: 30,3%
- Aumentar o salário: 29,1%
- Planejamento: 14,5%
- Não depende de mim: 12,8%
- Poupar dinheiro: 12,4%
- Ter mais tempo: 0,9
Fonte: A Tribuna e Empresa Júnior da Universidade Vila Velha (UVV).
Comentários