Veja quem pode tomar a 5ª dose de vacina contra a covid no ES
A recomendação é uma estratégia estadual de enfrentamento à covid-19
Escute essa reportagem
Os municípios do Espírito Santo já estão aplicando a quinta dose da vacina contra a covid-19 para a população imunocomprometida. A recomendação é uma estratégia estadual de enfrentamento à covid-19. Isso porque o número de infectados pelo vírus tem voltado a crescer no Estado.
De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa) ainda não há previsão para aplicação da 5ª dose para população geral. "A Sesa ressalta entretanto que para esquema vacinal de pessoas imunocomprometidas há cinco doses disponíveis, sendo formado por D1+D2, dose adicional, dose de reforço 1 e dose de reforço 2".
Saiba quem pode se vacinar com a D5:
Toda a população imunocomprometida (não gestantes e puérperas) entre 18 a 59 anos, desde que tenham o intervalo de quatro meses após a primeira dose de reforço (D4).
Para as pessoas imunocomprometidas com 60 anos ou mais, a segunda dose de reforço (D%) deverá ser feita após três meses de intervalo da primeira dose de reforço (D4).
Os grupos poderão receber, preferencialmente, vacinas de plataforma de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca).
Para gestantes e puérperas imunocomprometidas, a segunda dose de reforço (D5) será feita preferencialmente com Pfizer e, em caso de não disponibilidade, utilizar a Coronavac, obedecendo o intervalo de quatro meses após a primeira dose de reforço (D4).
Comentários