X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS Carnaval 2025 São João 2024
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNA AUTOMOTOR
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA JT1 JT2 BRASIL URGENTE JOGO ABERTO BEM VOCÊ O melhor no nordeste Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial fale conosco Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 27°C RECIFE
  • COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
  • COLUNISTAS AutoMotor EU E ELAS DR. JOÃO RESPONDE GILMAR FERREIRA FALANDO DE DIREITO NUTRIDICAS JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO MUNDO DIGITAL PAPO DE FAMÍLIA NEGÓCIO RURAL OLHARES COTIDIANOS PEDRO VALLS FEU ROSA PLENÁRIO SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI OPINIÃO ECONÔMICA OPINIÃO INTERNACIONAL TRIBUNA LIVRE
  • Cidades Saúde Educação Esportes ESPORTE CAPIXABA COPA DO MUNDO DE CLUBES TABELA DO BRASILEIRÃO Turismo Polícia Economia Política Entretenimento FAMOSOS RECEITAS NA REDE Bombou na rede Horóscopo do Dia Loterias Brasil CIÊNCIA E TECNOLOGIA Internacional
  • PROJETOS ENTRE PRATOS & VINHOS CAÇADORES DE DESTINOS CUIDE-SE BEM A TRIBUNA NAS ESCOLAS Negócio Rural 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA Prêmio Artesanato TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA Fique por Dentro TN1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Negócio Rural CAÇADORES DE DESTINOS Circulando Entre Pratos & Vinhos EU E ELAS MAIS DESIGN VIVA MAIS SUPERAÇÃO VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL Capa do Dia Versão Digital Cadernos especiais Edições anteriores CENTRAL DO ASSINANTE Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL Equipe multimídia Comercial fale conosco Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 20°C VITÓRIA
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Cidades

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Veja como vai ficar o transporte na Grande Vitória com o BRT

Um dos objetivos é reduzir até pela metade o tempo de viagem do transporte coletivo; obras devem começar ainda este ano

foto autor
Francine Spinassé, do jornal A Tribuna
11/05/2025 - 4:00

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Veja como vai ficar o transporte na Grande Vitória com o BRT
Como vai ficar a nova Avenida Lindenberg: seis estações serão instaladas na primeira etapa – que vai do Terminal de Jardim América, em Cariacica, até o bairro Glória, em Vila Velha |  Foto: Divulgação/ Governo do Estado

Com a meta de reduzir até pela metade o tempo de viagem para quem usa o transporte coletivo, o governo do Estado deve iniciar ainda este ano as obras para implantação de corredores exclusivos para ônibus – conhecidos como BRT.

Na primeira etapa – que vai do Terminal de Jardim América (Cariacica) até a Glória (Vila Velha) – serão instaladas seis estações ao longo da avenida Carlos Lindenberg, sendo cada uma com duas plataformas de embarque e desembarque (uma por sentido no centro da via).

Nesse caso, os ônibus vão poder circular em uma espécie de via expressa, com a faixa da esquerda liberada apenas para eles.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explicou que os estudos apontam que os corredores podem até dobrar a velocidade nos horários de pico para quem usa o transporte coletivo.

“Já realizamos a licitação, que contou com a participação de 15 empresas no processo. Agora, vamos analisar a documentação apresentada da empresa vencedora para realizar os trâmites de habilitação. Se estiver tudo certo, o contrato será assinado”.

Imagem ilustrativa da imagem Veja como vai ficar o transporte na Grande Vitória com o BRT
Como vai ficar a nova Avenida Lindenberg: seis estações serão instaladas na primeira etapa – que vai do Terminal de Jardim América, em Cariacica, até o bairro Glória, em Vila Velha |  Foto: Divulgação/ Governo do Estado

Quanto aos prazos, a expectativa é de que a empresa tenha a ordem de serviço assinada ainda neste semestre. Depois, terá o prazo de quatro meses para elaboração dos projetos necessários, para só então iniciar as obras de fato.

A obra – que deve ficar pronta em 24 meses após o início – contará com ciclovia por toda a avenida Lindenberg, além de duas novas alças para acesso e descida da 2ª Ponte, reduzindo trajetos também para os demais carros até a região de Jardim América, em Cariacica.

O projeto do BRT também tem projetos básicos em fase final de uma segunda etapa. O projeto será entregue à Prefeitura de Vila Velha, que ficará responsável pela execução. O segundo trecho vai ligar a região da Glória até o Terminal de Vila Velha, se ligando até a faixa exclusiva para ônibus existente na Terceira Ponte.

Entre os diferenciais para os projetos de faixas exclusivas e corredores exclusivos que estão sendo projetados para a Grande Vitória, segundo Damasceno, é que não demandam mudança na frota dos veículos do Sistema Transcol.

“O traçado dos corredores e a localização das plataformas vão permitir que as pessoas continuem embarcando pelas portas à direita dos veículos”, explicou o secretário Fábio Damasceno.

Imagem ilustrativa da imagem Veja como vai ficar o transporte na Grande Vitória com o BRT
Projeto do BRT determina que ônibus vão poder circular em uma espécie de via expressa, com a faixa da esquerda liberada apenas para eles |  Foto: Fábio Nunes/ A Tribuna

Entenda a mudança

Corredores exclusivos

Depois da implantação de faixas para ônibus na Terceira Ponte, o governo do Estado vai começar a implantação dos corredores exclusivos para dar maior agilidade aos usuários do Sistema Transcol.

Os corredores serão implantados por etapas.

Fase 1: de Jardim América até a Glória

A primeira etapa, em fase final de licitação, é a ligação entre o Terminal de Jardim América, em Cariacica, passando pelo Terminal do Ibes, em Vila Velha, até a Glória. O trecho tem 11 quilômetros.

Nesse modelo de corredor, somente os ônibus poderão circular pelas faixas da esquerda da via.

Estações

Ao longo do trechio, serão construídas seis estações de ônibus para embarque e desembarque.

Elas terão 12 plataformas de 40 metros (duas em cada estação, para atender os ônibus que passam em cada sentido da via), capazes de acomodar três ônibus convencionais simultaneamente.

As estações vão ficar na altura dos bairros Ibes, Ataíde (Colina), Santa Rita, Alecrim, Cobilândia e Cobi.

Nova Lindenberg

Como parte da implantação do primeiro trecho, a avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha, terá requalificação do pavimento asfáltico, que será em concreto. Também serão feitas melhorias nas calçadas.

No canteiro central, o traçado permitirá que o embarque e o desembarque sejam feitos pela porta da direita, sem necessidade de mudança e adaptação dos ônibus com portas pela esquerda.

Aos demais veículos, serão destinadas duas ou três faixas por sentido.

Imagem ilustrativa da imagem Veja como vai ficar o transporte na Grande Vitória com o BRT
Segunda ponte: mudanças. 02/04/2024 |  Foto: Leone Iglesias/ A Tribuna

Alças da 2ª Ponte

A implantação do primeiro trecho de corredor para ônibus vai contar com a construção de novas alças de acesso e saída da 2ª Ponte, que terão cerca de 530 metros cada.

Quem está trafegando pela avenida Carlos Lindenberg e sobe a Segunda Ponte poderá acessar uma “alça” à direita, que passará por baixo da ponte e sairá na rua do estádio da Desportiva Ferroviária, já se conectando ao Terminal de Jardim América.

No sentido, de Jardim América para a Segunda Ponte, o motorista subirá da região da Desportiva (Engenheiro Araripe) diretamente por um viaduto que será ligado à Segunda Ponte.

Fase 2: da Glória ao Terminal de Vila Velha

Além do trecho do governo do Estado, a Prefeitura de Vila Velha vai realizar parte da obra dos corredores do Terminal de Vila Velha até a Glória.

A obra da Prefeitura vai permitir interligar a faixa exclusiva para ônibus da Terceira Ponte, passando pelo Terminal de Vila Velha até a Glória, e da Glória até o Terminal de Jardim América.

Fonte: Governo do Estado.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Segunda ponte: mudanças. 02/04/2024

CIDADES

Praia da Costa ganha quiosques reformados com foco em lazer e gastronomia

Segunda ponte: mudanças. 02/04/2024

TURISMO ES

Espírito Santo recebe grupo nacional para promover turismo do Estado

Segunda ponte: mudanças. 02/04/2024

CIDADES

Trabalhadora do ES é demitida após apresentar atestado e ir em show da Lady Gaga

Segunda ponte: mudanças. 02/04/2024

CIDADES

10 hábitos para melhorar o humor e ter mais disposição

Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2024

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2024
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM