Veja como se inscrever para 10 mil vagas em cursos gratuitos no ES
Cursos são gratuitos, fazem parte da nova etapa do programa Qualificar ES e têm oportunidades em 40 municípios capixabas
Escute essa reportagem
Nesta terça-feira (25), foram anunciadas mais de 10 mil vagas para cursos profissionalizantes no Espírito Santo. As oportunidades fazem parte do programa Qualificar ES, são presenciais e gratuitas e compreendem 40 municípios capixabas. As inscrições vão até o dia 12 de maio.
Ao todo, são 8.965 vagas destinadas ao público geral e 1.045 vagas destinadas exclusivamente às mulheres. Essas vagas são ofertadas pelo Qualificar ES, em parceria com o Programa Agenda Mulher, conforme os editais.
Há vagas para os cursos de assistente administrativo, maquiagem, porteiro, cuidador de idosos, informática básica, assistente de logística, entre outros, totalizando 61 cursos com carga horária de até 120 horas.
Leia mais:
Atacadista abre 328 vagas de emprego para 1ª loja no ES. Veja como se inscrever
Novas restaurações para “reviver” centro de Vitória
"O foco dos cursos do Qualificar ES está voltado para o empreendedorismo, empregabilidade e a inovação. Dessa forma, o Governo do Estado qualifica a mão de obra, gera trabalho, emprego e renda para as pessoas”, disse o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Bruno Lamas.
Após a conclusão do curso, o aluno vai receber um certificado do curso de qualificação profissional.
COMO FAZER A INSCRIÇÃO
Os interessados devem se inscrever até o dia 12 de maio, no site https://inscricao.secti.es.gov.br/. Os editais também estão disponíveis na plataforma do Qualificar ES.
É necessário ler as orientações contidas nos editais Nº 008 e 009/2023, preenchendo corretamente o formulário de cadastro e de inscrição on-line. Confira o edital destinado ao público geral clicando aqui. Já o edital destinado ao público feminino clique aqui.
Em ambos os editais, são permitidas duas inscrições por CPF em dois cursos distintos e em turnos diferentes.
Para concorrer a uma das vagas destinadas ao público geral (Edital Nº 008/2023), é preciso ter idade mínima de 16 anos, completados na data da matrícula, residir no município onde o curso será realizado e ser alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever. Já para as oportunidades exclusivas para mulheres (Edital Nº 009/2023), além dos requisitos acima, é necessário ser do sexo feminino.
A seleção é realizada de acordo com a ordem de inscrição, bairro prioritário e classificada em ordem decrescente, até o preenchimento total do número de vagas de cada curso e turno.
Lei mais:
Comentários