X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Veja as receitas dos petiscos campeões no Roda de Boteco

Confira como preparar três pratos que fizeram sucesso no festival Roda de Boteco deste ano, que contou com 40 participantes


Ouvir

Escute essa reportagem

O festival Roda de Boteco deste ano encantou os paladares dos amantes da gastronomia de boteco, trazendo uma competição acirrada entre os 40 estabelecimentos participantes. 

Após degustações, votações e avaliações criteriosas, alguns petiscos se destacaram, conquistando os prêmios nas categorias Melhor Boteco e Melhor Bar.

No Bar do Mineiro, consagrado como o Melhor Boteco, o  Angu Vulcão foi o grande destaque. Com uma base de polenta macia e saborosa, o prato é cuidadosamente montado em camadas. 

Após 3 anos, Festa do Morango está de volta em Domingos Martins

João de Freitas, proprietário do Bar do Mineiro, conta que o Angu Vulcão é composto por duas camadas generosas de ragu de carne moída, queijo muçarela derretido e pedaços de bacon crocante. 

Imagem ilustrativa da imagem Veja as receitas dos petiscos campeões no Roda de Boteco
João de Freitas, proprietário do Bar do Mineiro, mostra o troféu de Melhor Boteco e o petisco Angu Vulcão |  Foto: Heytor Gonçalves / AT

Já na categoria de Melhor Bar, o Recanto Gastrobar se destacou, levando para casa o prêmio. Seu petisco vencedor, O Mistério do Porco, encantou os paladares, segundo Alexandre Oliveira, Adriana Trannin e Bruno Trannin. 

O prato é composto por costelinha de porco desfiada e temperada com  molho barbecue. Para acompanhá-la, é servida mousseline de batata com queijos.

Festival com a maior moqueca do mundo acontece nesta sexta no ES

Os vencedores foram escolhidos por meio de mais de 40 mil votos.  Além dos premiados, outros estabelecimentos também se destacaram, como o Bar do Paulista, que conquistou o segundo lugar na categoria Melhor Bar, e o Bar do Zé, que ficou em segundo lugar na categoria Melhor Boteco.

 O terceiro lugar em ambas as categorias foi conquistado pelo Bar dos Meninos e pelo Smash Beer, respectivamente.

A cerimônia de premiação aconteceu durante o último dia do Botecão, a festa de encerramento do festival, realizada no estacionamento externo do Shopping Vila Velha. 

O evento reuniu amantes da boa gastronomia e proporcionou um momento de celebração e reconhecimento aos estabelecimentos que se dedicaram em oferecer as melhores receitas.

AS RECEITAS

1. Bompadaná

Imagem ilustrativa da imagem Veja as receitas dos petiscos campeões no Roda de Boteco

1 kg de sobrepaleta suína

- 1/2 abacaxi

- cebola a gosto

- sal, alho, ervas e vinho seco

Modo de preparo: Tempere a sobrepaleta suína com sal, alho, ervas e um pouco de vinho  e deixe marinar por algum tempo.

Embrulhe a carne em papel alumínio e asse por cerca de uma hora, garantindo que fique suculenta. Em uma panela, refogue a cebola  e adicione os cubos de carne. 

Em outra panela, grelhe o abacaxi em cubos com uma pitada de açúcar, para realçar o sabor. Adicione o abacaxi grelhado à mistura de carne e cebola, apenas para aquecer. Transfira para panelinhas individuais e decore com salsa e pimenta biquinho.

Fonte: Smash Beer.

2. O Mistério do Porco

Imagem ilustrativa da imagem Veja as receitas dos petiscos campeões no Roda de Boteco
Alexandre Oliveira, Adriana Trannin e Bruno Trannin: O Mistério do Porco |  Foto: Heytor Gonçalves / AT

Mouseline

- 1 kg de batata inglesa

- 500 ml de leite

- 300 g de requeijão

- Sal a gosto

Modo de preparo:  Cozinhe as batatas, bata no liquidificador ou mixer junto com o leite, requeijão cremoso e sal a gosto.

Recheio

- 2 kg de costelinha suína

- 400 ml de molho barbecue

Modo de preparo:  Cozinhe a costelinha em fogo baixo temperada com sal e pimenta-do-reino a gosto. Depois de cozida, espere esfriar e desfie a carne.

Acrescente o molho barbecue e reserve.

Finalização

- 3 bananas-da-terra picadas

- 500 g de bacon

- 70 ml de xarope de açúcar

- Cheiro-verde a gosto

- Muçarela a gosto

Modo de preparo: Corte em cubinhos pequenos o bacon e a banana, frite até ficarem bem crocantes. Após tirar da fritadeira, coloque um pouco de xarope simples de açúcar e mexa.

MONTAGEM DO PRATO

Coloque em uma vasilha de vidro ou porcelana a costelinha desfiada com molho barbecue, cubra com a mousseline de batata, acrescente o queijo ralado até cobrir toda a mousseline e gratine com um maçarico ou leve ao forno até dourar o queijo. Acrescente a banana e o bacon em cubinhos, o cheiro-verde e delicie-se.

Fonte: Recanto Gastrobar.

3. Angu Vulcão 

Imagem ilustrativa da imagem Veja as receitas dos petiscos campeões no Roda de Boteco

- 3 colheres de sopa de fubá

- 600 ml de água

- 200 gramas de queijo muçarela

- 200 gramas de ragu de carne moída

- 50 gramas de bacon

- 40 gramas de farofa de torresmo

- Sal e temperos a gosto

Modo de preparo: A receita do Angu Vulcão consiste em preparar a polenta, refogar a carne moída com molho de tomate, fritar o bacon, preparar uma farofa de torresmo e montar em camadas. 

Para a polenta, basta ferver água, adicionar fubá, sal e temperos, mexendo até obter consistência. 

Para a carne moída, refogue cebola e alho em banha de porco, acrescente a carne e o molho de tomate com manjericão, deixando ferver. O bacon é frito separadamente. 

Monte camadas na seguinte ordem: polenta, carne moída, queijo, e repita o processo. 

Finalize com bacon e  polenta.

MONTAGEM DO PRATO

Com a montagem na panela de barro, o Angu Vulcão se torna uma refeição mais  saborosa. Para finalizar, adicione um pouco de cheiro-verde picado por cima, para dar um frescor e um toque de cor. Polvilhe a farofa de torresmo por cima, proporcionando uma crocância especial. Como toque final, decore o prato com duas pimentas biquinho e raminhos de cebolinha verde, dando um charme e deixando mais apetitoso.

Fonte: Bar do Mineiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: