X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Vacina mais potente contra a gripe será vendida nas clínicas do ES

Imunizante voltado para idosos chega ao País em abril, disponível só na rede particular. Preço aproximado será de R$ 160 nas clínicas


Ouvir

Escute essa reportagem

Chegou ao País a primeira vacina quadrivalente de alta dose contra a gripe. O imunizante Efluelda é voltado para o público acima de 60 anos e oferece maior proteção contra duas cepas do vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e duas do B.

Essa superproteção de alta dose se deve porque a nova vacina conta com quatro vezes mais antígeno (substância que desencadeia a produção de anticorpos) do que as vacinas tradicionais.   

A partir de abril, a Efluelda estará disponível para a venda em clínicas privadas de vacinação por aproximadamente R$ 160  – valor determinado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos. A clínica CVP Vacinas é uma das unidades que vai ofertar o imunizante. 

O infectologista Lauro Ferreira Pinto, da  CVP Vacinas, destacou que essa vacina é destinada para o público idoso, por ele ser mais vulnerável aos sintomas da gripe.

"Essa nova vacina é destinada somente ao público idoso, porque ela contém quatro vezes mais antígenos do que a vacina tetravalente comum, dando maior proteção".

Imagem ilustrativa da imagem Vacina mais potente contra a gripe será vendida nas clínicas do ES
Cidades Postos abertos a partir das 7 horas paa vacinar contra a gripe Na foto João Victor das Neves Jerônimo (99821-4688) preparando vacina Foto Thiago Coutinho |  Foto: Arquivo/Thiago Coutinho/AT

De acordo com o professor e infectologista do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Paulo Peçanha, as consequências da influenza podem ser ainda piores entre os idosos, pois, à medida que o ser humano envelhece, o sistema imune passa por um processo natural de enfraquecimento.

"Essa vacina é destinada para os idosos por causa da imunidade, pois, neles, há um problema que é chamado de imunossenescência, que é o envelhecimento do sistema imune. A estrutura corporal e a imunidade também envelhecem. Isso torna os pacientes idosos mais vulneráveis aos sintomas da gripe, doença complicada pela pneumonia, levando muitas vezes a óbito".

Ele explicou sobre os antígenos.  "Ela tem quatro vezes mais antígenos do que a vacina  padrão oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e do que o imunizante oferecido pelas clínicas privadas".

O Programa Nacional de Imunização disponibiliza gratuitamente pelo SUS, todo ano, um imunizante trivalente  que protege contra três cepas, sendo duas da influenza A (H1N1 e H3N2) e uma da influenza B) para o público-alvo, como idosos e grávidas, que estará  disponível a partir de abril, no Espírito Santo, nas unidades básicas de saúde.

Leia mais

Vacina bivalente contra covid é aplicada em maiores de 60 anos na Grande Vitória

ES começa a aplicar vacina bivalente contra covid-19 nesta segunda

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: