Vacina bivalente contra covid é aplicada em maiores de 60 anos na Grande Vitória
A aplicação da vacina bivalente da Pfizer contra a covid-19 começou na semana passada no Espírito Santo. Veja como se vacinar
Escute essa reportagem
As cidades da Grande Vitória já começam a aplicar a vacina bivalente contra a covid-19 em pessoas maiores de 60 anos. Em Cariacica, o agendamento para a imunização desse grupo foi aberto nesta segunda-feira (06). Na Serra, a marcação começa às 18 horas (confira os detalhes abaixo).
A aplicação da vacina bivalente da Pfizer contra a covid-19 começou no Espírito Santo, na semana passada. Esse imunizante bivalente contém uma mistura de cepas do coronavírus capaz de oferecer uma maior proteção frente à variante ômicron.
Leia mais
Veja quem pode tomar a vacina bivalente contra covid-19 no ES
Covid: Brasil ultrapassa 1 milhão de doses da vacina bivalente aplicadas
A campanha foi iniciada na semana passada com a vacinação de pessoas vivendo em instituições de longa permanência e trabalhadores desses locais, pessoas com 70 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas, a partir de 12 anos. No caso dos imunossuprimidos, é obrigatório apresentar o laudo médico no momento da vacinação.
Para receber a vacina bivalente é preciso completar o esquema primário da vacinação contra covid-19: ter recebido ao menos as duas primeiras doses das vacinas anteriores.
As pessoas não vacinadas ou que receberam apenas uma dose da vacina contra a covid-19, deverão primeiro iniciar ou completar o esquema primário. O intervalo mínimo para tomar a dose bivalente é de quatro meses da última dose recebida.
Veja a vacinação nos municípios
Cariacica
A Secretaria de Saúde de Cariacica (Semus) está com agendamento aberto para a vacinação bivalente para pessoas com 60 anos ou mais. A marcação é feita no site vacinaeconfia.es.gov.br.
A vacinação é realizada de segunda a sexta-feira nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS): Itapemirim (segunda), Jardim América (terça), São João Batista (quarta), Jardim Botânico (quinta) e Novo Brasil (sexta). Aos sábados e domingos acontece no Shopping Moxuara.
Serra
A Secretaria de Saúde da Serra vai abrir um agendamento online às 18 horas, desta segunda-feira (06), para vacinar pessoas com 60 anos ou mais com o imunizante bivalente da Pfizer. A marcação será feita pelo site da prefeitura.
Além de pessoas com 60 anos ou mais, podem agendar a vacinação pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos que tenham recebido D2 ou algum reforço há pelo menos 4 meses.
Quem participar desse agendamento será vacinado na próxima quarta-feira (8), quinta-feira (9) e sexta-feira (10), nas Unidades de Saúde do município.
Vitória
A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória informou que agendamento na sexta (03), para vacinação com a bivalente para pessoas com 60 anos ou mais. Todas as vagas foram preenchidas.
A pasta informa que um novo agendamento será aberto na próxima quinta (09), às 10 horas. O agendamento pode ser feito pelo link agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online.
Vila Velha
A Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha informa que a vacinação Bivalente para covid-19, para pessoas com 60 anos ou mais, teve início nesta segunda-feira (06). O agendamento é feito através do site da prefeitura e acontece de segunda a sexta-feira nos locais indicados.
Aos sábados, no Boulevard Shopping Vila Velha, haverá vacinação por ordem de chegada, das 11h às 18h.
Viana
O município informou que recebeu, no último dia 24 de fevereiro, 1.320 doses da vacina bivalentes da Pfizer para início da primeira fase da campanha de vacinação. A primeira fase iniciou na última segunda-feira (27), sendo por livre demanda.
As vacinas estão disponíveis em todas as 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS), entre 8h e 15h.
As doses serão aplicadas, prioritariamente, em idosos acima de 70 anos, pessoas que vivem em instituições e indivíduos com baixa imunidade.
A previsão é que mais um lote com 2 mil doses será destinado ao município nesta semana.
Leia mais
Dores no peito pós-covid podem persistir de 6 meses a 1 ano, diz estudo
Relatório dos EUA diz que covid pode ter surgido de vazamento de laboratório
Comentários