X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Vacina contra HPV mais cedo para os meninos

A partir de agora, a imunização será a partir dos 9 anos de idade. O vírus está ligado a vários tipos de câncer


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Vacina contra HPV mais cedo para os meninos
Vacinadora Inacia Azevedo: doses disponíveis na unidade do Forte São João |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Meninos a partir de 9 anos agora poderão se vacinar contra o HPV (papilomavírus humano) em todo o Estado. Antes, as doses eram aplicadas apenas em meninos de 11 aos 14 anos no Sistema Único de Saúde (SUS). Para as meninas, a oferta já é de 9 aos 14.

O HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível e o vírus está ligado a vários tipos de câncer.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a ampliação da oferta segue definições  do Ministério da Saúde em função das evidências científicas do impacto positivo da vacina em crianças e adolescentes na prevenção e redução de doenças causadas pelo vírus HPV.

“São duas doses, com intervalo de seis meses. Quando falamos de vacina, estamos trabalhando na prevenção. Quanto mais cedo imunizar a população, ela estará livre de doenças que podem ser evitadas”, destacou o coordenador do Programa Estadual de Imunização e Imunopreviníveis, Manoel Coutinho Pimentel Júnior.

A pediatra Karoliny Veronese explica que a vacina contra o HPV protege contra o câncer de colo do útero, de vagina, de vulva, na região anal, no pênis, de orofaringe e verrugas genitais. “Todos esses tipos de cânceres são preveníveis através da vacina. Infelizmente, no Brasil, as crianças têm começado a atividade sexual cedo, por isso, precisamos vacinar antes de serem expostas ao vírus, ou seja, antes de iniciar a vida sexual”.

Este ano, no Estado, a cobertura vacinal de HPV em meninos está em 53,98% para primeira dose e de 40,55% para segunda. Para as meninas, a cobertura está em 67,47% para D1 e 54,55% para D2. A meta de cobertura do Ministério da Saúde é de 80% em ambas doses.

Em Vitória, a unidade de saúde do Forte São João, onde a vacinadora Inacia Maria Azevedo atua, é uma das que já estão vacinando meninos de 9 anos contra o HPV.

Saiba mais

HPV

- O HPV (papilomavírus humano) é um vírus que infecta (Infecção Sexualmente Transmissível) pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas anogenitais (região genital e no ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. 

Vacinação

- Antes, as doses eram aplicadas apenas em meninos de 11 aos 14 anos. Para as meninas, a aplicação já era de 9 a 14 anos. Agora, a vacinação em todo Estado é administrada em meninas e meninos de 9 a 14 anos.

Fonte: Sesa e Ministério da Saúde.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: