Vacina contra HPV mais cedo para os meninos
A partir de agora, a imunização será a partir dos 9 anos de idade. O vírus está ligado a vários tipos de câncer
Escute essa reportagem
Meninos a partir de 9 anos agora poderão se vacinar contra o HPV (papilomavírus humano) em todo o Estado. Antes, as doses eram aplicadas apenas em meninos de 11 aos 14 anos no Sistema Único de Saúde (SUS). Para as meninas, a oferta já é de 9 aos 14.
O HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível e o vírus está ligado a vários tipos de câncer.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a ampliação da oferta segue definições do Ministério da Saúde em função das evidências científicas do impacto positivo da vacina em crianças e adolescentes na prevenção e redução de doenças causadas pelo vírus HPV.
“São duas doses, com intervalo de seis meses. Quando falamos de vacina, estamos trabalhando na prevenção. Quanto mais cedo imunizar a população, ela estará livre de doenças que podem ser evitadas”, destacou o coordenador do Programa Estadual de Imunização e Imunopreviníveis, Manoel Coutinho Pimentel Júnior.
A pediatra Karoliny Veronese explica que a vacina contra o HPV protege contra o câncer de colo do útero, de vagina, de vulva, na região anal, no pênis, de orofaringe e verrugas genitais. “Todos esses tipos de cânceres são preveníveis através da vacina. Infelizmente, no Brasil, as crianças têm começado a atividade sexual cedo, por isso, precisamos vacinar antes de serem expostas ao vírus, ou seja, antes de iniciar a vida sexual”.
Este ano, no Estado, a cobertura vacinal de HPV em meninos está em 53,98% para primeira dose e de 40,55% para segunda. Para as meninas, a cobertura está em 67,47% para D1 e 54,55% para D2. A meta de cobertura do Ministério da Saúde é de 80% em ambas doses.
Em Vitória, a unidade de saúde do Forte São João, onde a vacinadora Inacia Maria Azevedo atua, é uma das que já estão vacinando meninos de 9 anos contra o HPV.
Saiba mais
HPV
- O HPV (papilomavírus humano) é um vírus que infecta (Infecção Sexualmente Transmissível) pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas anogenitais (região genital e no ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus.
Vacinação
- Antes, as doses eram aplicadas apenas em meninos de 11 aos 14 anos. Para as meninas, a aplicação já era de 9 a 14 anos. Agora, a vacinação em todo Estado é administrada em meninas e meninos de 9 a 14 anos.
Fonte: Sesa e Ministério da Saúde.
Comentários