X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Ufes lança o primeiro observatório astronômico do Brasil com acesso remoto


Imagem ilustrativa da imagem Ufes lança o primeiro observatório astronômico do Brasil com acesso remoto
Telescópio Remoto do Espírito Santo (TeRES) |  Foto: Divulgação/Ufes

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) lançou, nesta quinta-feira (22), o primeiro observatório astronômico com acesso remoto e gratuito ao público. O projeto foi idealizado no Gaturamo Observatório Astronômico (GOA), que fica na universidade, e se chama Telescópio Remoto do Espírito Santo (TeRES). 

Responsável pelo desenvolvimento do projeto de pesquisa, junto com o estudante do curso de Ciência da Computação da Ufes Fábio Alvarenga, o coordenador do GOA, Márcio Malacarne, explicou que o observatório tem uma interface "amigável, segura e em português".

"Qualquer pessoa interessada em astronomia vai ter acesso a imagens em tempo real, via computador ou navegador, mesmo distante do telescópio, e sem a necessidade de instalar aplicativos”, complementou o coordenador.

Ainda segundo Malacarne, o objetivo do telescópio é ampliar a pesquisa e a interdisciplinaridade, aliando a astronomia e a astrofotografia às artes e até às engenharias, por meio de estudos de brilho, cor e tamanho dos astros. "Além de que pode proporcionar às pessoas a oportunidade de dominarem habilidades e técnicas de ciência prática e inclusão digital, estimulando o conhecimento científico", disse.

O TeRES foi apresentado na manhã desta quarta-feira (22), durante a programação do 24º Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), que teve início no dia 19 e segue até 30 de julho.

Como vai funcionar

O telescópio vai ficar aberto à comunidade em geral, mas, especialmente, para: estudantes que queiram desenvolver projetos em astrofísica e em astrofotografia; professores interessados em visitas virtuais e astrofotografia com seus alunos ou em participar de trabalhos ou pesquisas de iniciação científica. 

Para acessar, é necessário preencher um formulário disponível no link https://astro.ufes.br/teres-pedido-de-tempoApós o preenchimento, as solicitações serão avaliadas e será dado um retorno aos interessados.

“Esta iniciativa vai trazer inovações para um público mais amplo, coisa inédita no Brasil. Esse será o primeiro observatório do País com acesso público e gratuito”, comemora Márcio Malacarne

O coordenador do GOA ainda ressaltou que “os telescópios são ferramentas encantadoras e interdisciplinares, ajudam as pessoas a dominarem as habilidades e técnicas de ciência prática e inclusão digital, estimulando, assim, o conhecimento científico”.

Telescópio Remoto do Espírito Santo

O projeto de pesquisa TeRES tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para saber mais informações sobre o telescópio, clique aqui.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: