X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Tubarão apontado como o mais rápido do mundo encalha em praia de SP

O peixe alcança velocidades de até 80 km/h e foi encontrado ainda vivo


Imagem ilustrativa da imagem Tubarão apontado como o mais rápido do mundo encalha em praia de SP
Tubarão-anequim |  Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um tubarão-anequim, considerado o mais rápido do mundo, encalhou em uma praia de Itanhaém, no litoral de São Paulo. O peixe cartilaginoso, que alcança velocidades de até 80 km/h, foi encontrado ainda vivo por banhistas, que o devolveram à água antes mesmo da chegada de agentes do Instituto Biopesca, que trabalha na preservação de espécies marítimas na região.

Em nota, o Instituto confirmou que foi acionado na quinta-feira (22) para ajudar no socorro ao animal, que não costuma se aproximar das costas, na praia do Satélite.

Após ele ser devolvido para a água, não houve mais registros do tubarão na faixa próxima à areia.

Apesar de o espécime encontrado ser pequeno e não ter sido possível estimar sua idade por ele ter sido devolvido rapidamente ao mar, estes tubarões podem passar de 4 m de comprimento e se aproximar de 600 kg.

"Ao chegar ao local, a equipe da instituição constatou que o animal não estava mais na praia. De acordo com o relato de um guarda-vidas presente, o animal foi devolvido à água e, até aquele momento, não havia retornado", completou o comunicado.

Otto Gadig, professor de zoologia na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de São Vicente, confirmou que o tubarão-anequim é realmente a espécie mais rápida já catalogada pela ciência, explicando que ele tem adaptações fisiológicas que mantém seu corpo mais quente que a água em que ele nada, o que possibilita a chamada "explosão muscular" que o ajuda a ganhar velocidade e dar grandes saltos fora d'água.

"A espécie ocorre no mundo inteiro. No Brasil ao longo de todo o litoral, normalmente em alto mar, onde é capturado por barcos industriais de pesca de peixes oceânicos. É uma espécie ameaçada de acordo com os órgãos nacionais e internacionais que avaliam a sua abundância", completou Gadig.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: