Tromba d'água deixa desabrigados e ruas destruídas em Guaçuí
De acordo com a Defesa Civil do Estado, foram registrados na cidade 75 milímetros de chuva, o maior nas últimas 24 horas
Um forte temporal que atingiu a cidade de Guaçuí na tarde deste domingo (14) deixou ruas alagadas, calçamentos destruídos e 20 famílias desabrigadas ou desalojadas. De acordo com a Defesa Civil do Estado, foram registrados na cidade 75 milímetros de chuva, o maior nas últimas 24 horas.
Os estragos foram notados em pelo menos três bairros do município do Caparaó capixaba: Santa Cecília, Gregório Trigo e Edith Castro. Segundo o prefeito, Vagner Rodrigues Pereira, não houve feridos.
Os desalojados — ou seja, que tiveram que sair de casa — estão abrigados em casas de parentes ou em hotéis contratados pela prefeitura. Um mutirão com mais de 100 pessoas foi mobilizado para limpar as residências afetadas, com a ajuda de um caminhão-pipa, conta Pereira.
A enxurrada teve como motivo principal uma tromba d'água vinda de uma cachoeira localizada no bairro Santa Cecília. O volume de água, que percorreu o curso de água e desembocou próximo a casas do bairro, foi provocando estragos pelo caminho.
Pereira alerta para a necessidade de obras estruturantes na região para evitar que o problema, considerado crônico, volte a acontecer.
"Precisamos urgentemente colocar o sistema de galeria. Mas por ser rodovia federal, não podemos mexer. Conversamos com o Dnit (Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte no Estado) e eles garantiram que irão fazer", diz.
No entanto, segundo o prefeito, o orçamento do Dnit para 2025 não possibilitou que as obras fossem realizadas. "Enquanto isso, estamos sofrendo", salienta.
Um trabalho para reparar os estragos nas vias deve ser iniciado nesta segunda-feira. De acordo com Pereira, vários calçamentos estão com buracos aparentes. O reparo nas estruturas devem durar pelas próximas duas semanas, diz o prefeito.
Comentários