X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Mapa do Turismo: vem aí, a Rota do Frade e a Freira no ES

Circuito envolve os municípios de Itapemirim, Rio Novo do Sul, Cachoeiro de Itapemirim e Vargem Alta


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Mapa do Turismo: vem aí, a Rota do Frade e a Freira no ES
O Frade e a Freira |  Foto: Divulgação

Com a expectativa de Itapemirim ser o próximo município a entrar oficialmente no Mapa de Turismo capixaba, neste ano, a Agência de Desenvolvimento do Turismo da Região da Costa e da Imigração (Adeturci), que coordena a região, pretende lançar a Rota do Frade e a Freira. 

O circuito envolve os municípios de Itapemirim, Rio Novo do Sul, Cachoeiro de Itapemirim e Vargem Alta, de outras regiões turísticas, mas que circulam a montanha, como explicou a presidente da Adeturci, Monica Siqueira.

Veja aqui mais matérias sobre o Turismo no Espírito Santo

“A rota tem 17 km de extensão. A Adeturci, com o coletivo de agricultores e empresários locais, elaborou o projeto “Rota do Frade e a Freira” e o encaminhou para a Aderes (Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo), onde está em processo de análise. Esperamos que ainda este semestre possamos iniciar o projeto e instituir a nova rota turística”.

A ideia é unir empresários para ampliar a oferta de serviços na região, como pousadas e restaurantes, além de turismo de aventura, a exemplo de escaladas e rapel.

Uma das pousadas da região é a  Chalés do Frade, que abre o espaço para visitas. Aos finais de semana oferece almoço. Também disponibiliza café da manhã, mas é preciso agendar. Acima dela, há o “Ombro do Frade”, onde fica o mirante, podendo chegar de carro e, em seguida, com três minutos de caminhada. Após este ponto, é possível ir até o topo da pedra, no entanto, o caminho exige conhecimento de montanhismo e equipamentos apropriados.

O secretário de Turismo de Itapemirim, cidade onde fica a maior parte do monumento do Frade e a Freira, Matheus Arantes, explicou que o município tem montado um portfólio da cidade com os principais pontos turísticos. O monumento, por exemplo, conta com 683 metros de altitude, com acesso por meio da BR-101.

Natureza

Sempre que pode, a servidora pública Patrícia Fidelis, 38, visita a área da Pousada Chalés do Frade. “Aqui tem o fresquinho da natureza, pássaros e às vezes macaquinhos, ótimo espaço para as crianças”.

Se da área dos chalés o visual é bonito, da Pedra do Frade é deslumbrante. Para chegar até lá, basta o visitante seguir mais dois quilômetros morro acima até uma pequena mata. O carro fica na estrada e a pessoa continua a pé por três minutos. Patrícia foi com sua filha Maria Elisa Koppe, de 2 anos, e a sogra, Maria Estella Sara Schuina, 68,  ao “Ombro do Frade”.

Imagem ilustrativa da imagem Mapa do Turismo: vem aí, a Rota do Frade e a Freira no ES
Patrícia Fidelis com sua filha Maria Elisa Koppe, de 2 anos, e a sogra, Maria Estella Sara Schuina, 68 |  Foto: Alessandro de Paula / AT

Leia Mais: Líderes se organizam para criar mais atrações no ES

Leia Mais: Belezas e novos roteiros de lazer em 10 regiões turísticas do ES 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: