Mapa do Turismo: vem aí, a Rota do Frade e a Freira no ES
Circuito envolve os municípios de Itapemirim, Rio Novo do Sul, Cachoeiro de Itapemirim e Vargem Alta
Escute essa reportagem
Com a expectativa de Itapemirim ser o próximo município a entrar oficialmente no Mapa de Turismo capixaba, neste ano, a Agência de Desenvolvimento do Turismo da Região da Costa e da Imigração (Adeturci), que coordena a região, pretende lançar a Rota do Frade e a Freira.
O circuito envolve os municípios de Itapemirim, Rio Novo do Sul, Cachoeiro de Itapemirim e Vargem Alta, de outras regiões turísticas, mas que circulam a montanha, como explicou a presidente da Adeturci, Monica Siqueira.
Veja aqui mais matérias sobre o Turismo no Espírito Santo
“A rota tem 17 km de extensão. A Adeturci, com o coletivo de agricultores e empresários locais, elaborou o projeto “Rota do Frade e a Freira” e o encaminhou para a Aderes (Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo), onde está em processo de análise. Esperamos que ainda este semestre possamos iniciar o projeto e instituir a nova rota turística”.
A ideia é unir empresários para ampliar a oferta de serviços na região, como pousadas e restaurantes, além de turismo de aventura, a exemplo de escaladas e rapel.
Uma das pousadas da região é a Chalés do Frade, que abre o espaço para visitas. Aos finais de semana oferece almoço. Também disponibiliza café da manhã, mas é preciso agendar. Acima dela, há o “Ombro do Frade”, onde fica o mirante, podendo chegar de carro e, em seguida, com três minutos de caminhada. Após este ponto, é possível ir até o topo da pedra, no entanto, o caminho exige conhecimento de montanhismo e equipamentos apropriados.
O secretário de Turismo de Itapemirim, cidade onde fica a maior parte do monumento do Frade e a Freira, Matheus Arantes, explicou que o município tem montado um portfólio da cidade com os principais pontos turísticos. O monumento, por exemplo, conta com 683 metros de altitude, com acesso por meio da BR-101.
Natureza
Sempre que pode, a servidora pública Patrícia Fidelis, 38, visita a área da Pousada Chalés do Frade. “Aqui tem o fresquinho da natureza, pássaros e às vezes macaquinhos, ótimo espaço para as crianças”.
Se da área dos chalés o visual é bonito, da Pedra do Frade é deslumbrante. Para chegar até lá, basta o visitante seguir mais dois quilômetros morro acima até uma pequena mata. O carro fica na estrada e a pessoa continua a pé por três minutos. Patrícia foi com sua filha Maria Elisa Koppe, de 2 anos, e a sogra, Maria Estella Sara Schuina, 68, ao “Ombro do Frade”.
Leia Mais: Líderes se organizam para criar mais atrações no ES
Leia Mais: Belezas e novos roteiros de lazer em 10 regiões turísticas do ES
Comentários