Trecho de 30 km da BR-101 vai ter ciclovia, faixa só para ônibus e túnel
Setor de pouco mais de 30 quilômetros da rodovia foi oficialmente municipalizado e passará a se chamar Avenida Mestre Álvaro
A Prefeitura da Serra assumiu ontem oficialmente a gestão de cerca de 30 quilômetros da BR-101, transformando o trecho em via urbana e abrindo caminho para um dos maiores projetos de mobilidade já anunciados no município.
A municipalização do trecho entre os quilômetros 247,8 e 278,3 permitirá intervenções estruturais, modernização semafórica com uso de tecnologia, corredor exclusivo de ônibus e um túnel para desafogar o trânsito, entre outras mudanças.
A nova Avenida Mestre Álvaro, como passa a ser chamado o trecho, terá também ciclovia e calçadas acessíveis. O projeto está avaliado em cerca de R$ 150 milhões nesta primeira etapa e será realizado em parceria com o governo do Estado.
O prefeito da Serra, Weverson Meireles, afirmou que esse é um marco para a cidade. “Agora nós passamos a comandar esse traçado, planejar intervenções de mobilidade e transformar essa via na maior avenida comercial do Espírito Santo”, destacou.
O corredor exclusivo de ônibus será no trecho entre a Rodovia das Paneleiras e o Terminal de Laranjeiras.
“Vamos também instalar dois mergulhões. Um deles na altura da Avenida dos Metalúrgicos com a Brigadeiro Eduardo Gomes, além de corrigir o traçado do viaduto de Carapina e modernizar toda a sinalização semafórica com sincronismo e inteligência artificial”.
Izabela Roriz, secretária de Obras da Serra, explicou que a obra do mergulhão foi pensada para eliminar gargalos históricos da região.
“É como se fosse um túnel, que são dois mergulhões, engenharia muito parecida com a rotatória da Avenida Eldes Scherrer. Com isso, as pessoas que vêm de Vitória ou quem quer ir para Vitória passam por baixo”.
Com a municipalização, os radares existentes continuam ativos, mas passam a ser administrados pelo Departamento de Trânsito da Serra.
Ainda não há prazo para as obras começarem, pois será necessária a homologação do Ministério dos Transportes e a publicação no Diário Oficial da União para que a prefeitura tenha direito de promover mudanças viárias na nova Avenida Mestre Álvaro.
Restrição de caminhões
Um estudo técnico para restringir a circulação de veículos pesados no trecho urbano da BR-101, especialmente nos horários de pico, está em andamento.
Segundo o prefeito Weverson Meireles, a medida tem como objetivo reduzir congestionamentos e aumentar a segurança dos moradores.
“A gente sabe que o fluxo de caminhões pesa muito na mobilidade. Por isso, estamos avaliando alternativas para que o trânsito flua melhor, sem prejudicar as atividades econômicas que dependem do transporte de carga”, afirmou.
O prefeito acrescentou que a proposta será construída em conjunto com o setor produtivo.
“Vamos iniciar um diálogo, porque, além das intervenções pequenas, médias e grandes, a restrição de horário dos veículos pesados impactará diretamente o parque industrial. Os estudos apontam horários das 6h às 9h e das 17h às 19h”.
Saiba mais
Projeto municipal de mobilidade
Municipalização
O trecho da BR-101 entre os quilômetros 247,8 e 278,3 agora é administrado pela Serra e passa a se chamar Avenida Mestre Álvaro. O local receberá projetos de mobilidade.
Semáforos inteligentes
Serão sincronizados e integrados ao Centro de Controle da Prefeitura, permitindo ajustes em tempo real.
Faixa exclusiva de ônibus (BRT)
A avenida terá corredor exclusivo ligando Carapina a Laranjeiras, reduzindo o tempo de viagem e melhorando o conforto dos usuários.
Ciclovia ao longo do trecho
Será implantada uma ciclovia contínua, integrando bairros e oferecendo mais segurança aos ciclistas.
Mergulhões
Será construído um túnel (mergulhão) para que quem segue pela via principal possa atravessar o trecho sem semáforos, eliminando pontos críticos de congestionamento.
Calçadas acessíveis
O projeto prevê calçadas padronizadas, acessibilidade e paisagismo.
Fonte: Prefeitura da Serra.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários