X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Tratamentos para substituir peeling de fenol

Especialistas indicam técnicas como laser fracionado ablativo, ultrassom microfocado, radiofrequência, plasma, entre outras


Imagem ilustrativa da imagem Tratamentos para substituir peeling de fenol
Mulher durante tratamento de beleza: combinação de várias técnicas também pode substituir o peeling de fenol |  Foto: Freepik

A morte de duas pessoas este mês tem chamado a atenção para riscos do tratamento conhecido como peeling de fenol, voltado para rejuvenescer a pele.

Um empresário de São Paulo, de 27 anos, morreu no dia 3 de junho após realizar o procedimento em uma clínica estética de uma influenciadora digital. Já na última semana, uma promotora de vendas de Vitória também foi encontrada morta em casa. Ela teria comprado o produto pela internet.

Médicos destacam, no entanto, que há tratamentos mais seguros e menos invasivos para quem busca uma pele “renovada”. O resultado são rugas, linhas de expressão e poros menos aparentes, além da melhora em cicatrizes de acne e na firmeza da pele.

A médica dermatologista Karina Mazzini destacou que, com tanta tecnologia hoje, não é preciso correr riscos com o peeling de fenol, que tem mais de 30 anos, mas continua sendo agressivo e invasivo.

Ela afirmou que a “troca” da pele pode ser alcançada de forma mais segura com uma combinação de procedimentos tecnológicos, que podem até ser realizados de uma vez.

“Essa é uma tendência para um resultado otimizado, com menos risco de infecção. O melhor em relação ao peeling de fenol, em que a pessoa fica um mês em casa, é que nesses tratamentos a pessoa pode ir trabalhar no dia seguinte”.

Mazzini destacou que os tratamentos podem ser personalizados, mas há boas combinações. “Temos lasers fracionados ablativos – como o de CO2 e o Erbium. Eles podem ser associados com uma radiofrequência microagulhada, e também com um ultrassom microfocado de alta intensidade. Depois, ainda podem ser aplicados exossomas, que são vesículas que estimulam colágeno.”

A médica dermatologista Oliete Guerra também destacou os resultados positivos do laser fracionado de CO2 que, apesar de ser usado há algum tempo, hoje conta com protocolos atualizados.

“A associação com a radiofrequência microagulhada robotizada e com o uso do plasma são opções com resultados muito bons para rugas, e sem tanta agressão à pele como o peeling de fenol”.

Ela explicou que, nesse caso, não deve ser feita apenas uma sessão para ter resultados. “O tratamento não se encerra em uma sessão. Além disso, é preciso combinar com outros produtos para uso em casa, de cuidado diário. Não há um tratamento milagroso”.

Imagem ilustrativa da imagem Tratamentos para substituir peeling de fenol

Fique por dentro

Laser trata a textura e produz colágeno

1- Lasers fracionados ablativos

Os lasers fracionados ablativos, como o laser de CO2 ou laser de Erbium, atuam no rejuvenescimento da pele.

O objetivo é tratar a textura da pele, rugas, produção de colágeno, cicatrizes, cicatriz de acne e tudo relacionado com a qualidade da pele.

Como atinge tanto a derme como a epiderme (camada mais superficial da pele), permite o controle por parte do médico da profundidade de ação, dependendo da região.

2- Ultrassom microfocado

A tecnologia estimula a produção de colágeno e faz um lifting não cirúrgico na pele, eliminando flacidez e a gordura localizada.

O uso dos aparelhos não têm downtime (tempo de inatividade) e não dói.

3- Radiofrequência microagulhada robotizada

É um procedimento facial e corporal que serve para melhorar o aspecto da pele, cicatrizes de acne e até melasma.

Na técnica, é injetada a radiofrequência na pele, estimulando a elastina e o colágeno, por isso também reduz flacidez.

4- Plasma

Também conhecido como blefaroplastia (plástica nas pálpebras) com plasma é um procedimento não cirúrgico, voltado para dar um efeito lifting na região dos olhos.

A técnica com uso do plasma utiliza energia para revitalizar a pele ao redor dos olhos, reduzindo rugas e flacidez. Também é usado no buço.

O resultado pode ser otimizado com a combinação feita com outros procedimentos tecnológicos na mesma sessão.

5- Uso das tecnologias de forma combinada

Segundo médicas entrevistadas, tecnologias e técnicas associadas, realizadas no mesmo dia, têm melhorado o efeito dos tratamentos.

Uso de laser (com avaliação de cada caso para definir a tecnologia), ultrassom e ainda outras técnicas associadas têm sido cada vez mais comuns.

Fonte: Especialistas consultadas.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: