Trânsito: 90 câmeras vão flagrar infrações na Serra
As 90 câmeras fazem parte do programa Olho Vivo e já foram sinalizadas. Elas devem começar a funcionar dentro de 30 dias
Escute essa reportagem
O Departamento de Operações de Trânsito (DOT) da Serra está com novidades que têm o objetivo de assegurar a segurança viária: 90 câmeras de videomonitoramento vão fiscalizar o trânsito do município e, por meio delas, multas poderão ser aplicadas.
As câmeras já tinham sido instaladas na cidade pelo programa Olho Vivo e, na última sexta-feira, foi concluída a sinalização vertical delas, informando para a população onde estão localizadas.
O diretor do DOT da Serra, Fábio Alves, explicou que a ação visa evitar acidentes e, consequentemente, mortes.
“O nosso intuito não é fazer multas, e sim que as pessoas percebam que há uma fiscalização maior, possibilitando que elas tenham mais consciência no trânsito”, comentou.
Dentre os locais que foram sinalizados estão, por exemplo, a região de Carapina, Bairro de Fátima e Laranjeiras.
“As câmeras estão dispostas no município de forma estratégica, em locais que apresentam alto índice de acidentes e elevado número de mortes”, disse Fábio.
Todas as multas que são dadas pessoalmente poderão ser feitas por videomonitoramento, como aquelas por ultrapassagem do sinal vermelho, estacionar em local errado e falar ao celular enquanto dirige.
A etapa seguinte do projeto é uma ação de educação no trânsito que será desenvolvida pelos próximos 30 dias pela equipe de comunicação da Prefeitura da Serra. A fiscalização começará a valer após esse período.
Fábio também comentou que mais câmeras serão sinalizadas, mas ainda não há previsão de quando.
Olho vivo
O Olho Vivo é o sistema de monitoramento da Serra que trabalha na segurança e prevenção de furtos, roubos e outros crimes.
Fábio disse que, agora, além dessas questões, há o trabalho com a segurança viária, para que as vias sejam monitoradas. Ele também informou que mais câmeras serão sinalizadas, mas ainda não há previsão de quando.
As câmeras do Olho Vivo emitem alertas, fazem reconhecimento facial e identificação de veículos com 95% de precisão.
Leia mais
“Faremos uma missa em ação de graças”, diz pai de jovem que caiu em buraco
Jovem ficou 36 horas rezando à espera do resgate após cair em buraco no ES
Entenda
Ação para evitar acidentes e mortes
Monitoramento
Na última sexta-feira foi finalizada a sinalização vertical de 90 câmeras de videomonitoramento. Elas mostram ao condutor que o trânsito está sendo fiscalizado, mesmo sem a presença física de agentes.
Multas poderão ser aplicadas pelos agentes de trânsito que trabalham alocados na Central de Videomonitoramento, fiscalizando as vias por meio das câmeras.
A fiscalização visa evitar acidentes e, consequentemente, mortes.
Essa é uma ação complementar, e os agentes de trânsito nas viaturas continuarão fiscalizando as vias da cidade.
Todas as Multas que são dadas pessoalmente podem ser feitas por videomonitoramento, como ultrapassar o sinal vermelho e estacionar em local errado.
A utilização das câmeras para fiscalização de trânsito está presente na resolução 909/22 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Multas só podem ser aplicadas onde há sinalização.
Fonte: Fábio Alves, diretor do Departamento de Operações de Trânsito (DOT) da Serra.
Leia mais
Rodovias em Aracruz são bloqueadas por indígenas durante protesto
Vitória oferta vacinas de rotina em ação na Assembleia Legislativa hoje
Comentários