Trabalho desenvolvido na UFES recebe prêmio nacional de odontologia
23ª Jornada da Associação Brasileira de Radiologia Odontológica é o principal evento da especialidade no Brasil
Escute essa reportagem
Uma pesquisa liderada pela odontologista graduada na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Manuella Braga, recebeu o prêmio de primeiro lugar na categoria Pesquisa Científica na 23ª Jornada da Associação Brasileira de Radiologia Odontológica (Jabro). O evento é considerado o mais relevante na categoria a nível nacional.
O trabalho, intitulado Artefatos em halo em implantes: impactos dos filtros de CMOS, foi desenvolvido entre 2020 e 2021. A apresentação na Jabro foi realizada pela doutoranda em Radiologia Odontológica na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-Unicamp), Fernanda Coelho da Silva.
De acordo com o professor do Departamento de Ciências Odontológicas e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas (PPGCO) da Ufes, Sergio Lins, o prêmio foi um grande reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Ele foi responsável pela orientação do trabalho de iniciação científica que deu origem à pesquisa. Além dele, participaram do projeto a mestranda da Ufes, Eduarda Bonadiman, e a professora do Departamento de Clínica Odontológica, Teresa Cristina Pereira.
Sergio explica que a pesquisa avaliou ferramentas utilizadas para aprimorar a imagem radiográfica de implantes dentários, os filtros. “Observamos que alguns filtros podem acrescentar um tipo de artefato às radiografias que pode simular uma falha na capacidade do implante de se integrar ao osso”, afirma o professor.
A pesquisa, que conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes), segue sendo explorada e desenvolvida em parceria com a área de Ciências Odontológicas da Ufes.
*Estagiário, com a supervisão de Weslei Radavelli
Comentários