Terceira via: projeto de nova ligação entre Vitória e Serra é concluído
Previsão da Prefeitura da Serra é assinar a ordem de serviço até o começo do ano que vem. Duração da obra deve ser de dois anos
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O projeto da nova via de ligação entre os municípios da Serra e Vitória — conhecida como a terceira via — já está finalizado e pronto para sair do papel.
A expectativa da Prefeitura da Serra é assinar a ordem de serviço até o começo do ano que vem. A partir do início das obras, a execução do serviço deve ser concluída em dois anos.
O prefeito da Serra, Weverson Meireles, revelou que o cronograma depende das doações e desapropriações necessárias. “Para licitar, precisamos ter a posse das terras. Temos 81% das áreas a serem doadas pela Vale e pela ArcelorMittal”.
O primeiro trecho da nova ligação, segundo o prefeito, vai do entroncamento entre a avenida Norte-Sul e as avenidas Rio Amazonas e Rio Palácio, na altura do Shopping Mestre Álvaro.
Quem sai de Jardim Camburi, em Vitória, passando pela Norte-Sul em direção à Serra, terá a opção de passar pela rua Guaíba, em Hélio Ferraz, acessando uma nova via. Ela vai margear os muros da Vale. “Essa nova via vai passar por trás do bairro Manoel Plaza e vai se conectar novamente à Norte-Sul, já na altura do Terminal de Carapina”.
O prefeito explicou, ainda, que após o viaduto da estrada de ferro, próximo ao novo hospital da Unimed, uma outra avenida será criada, em linha reta.
“Ali, a avenida contorna os bairros São Geraldo e Novo Horizonte, até alcançar a entrada norte da ArcelorMittal. O trecho 1 tem sua maior parte em área de mata, não edificada, o que agiliza a execução da obra”.
Ele pontuou que o objetivo da criação de uma terceira ligação com Vitória é desafogar o trânsito na região da Norte-Sul e da BR-101, que hoje são as duas únicas alternativas.
“Além de ser um investimento em mobilidade – que vai dar maior fluidez no trânsito –, a obra reduz o tempo do trabalhador no transporte público, além de ser uma oportunidade para abrir mais um corredor de desenvolvimento na cidade da Serra”.
O prefeito reforçou que os investimentos serão feitos com recursos de uma linha de crédito internacional , no valor de US$ 57 milhões (cerca de R$ 320 milhões).
O valor será destinado para essa obra, assim como para uma outra via entre Civit II e a BR-101.
Weverson Meireles reforça que a prefeitura ainda estuda uma segunda fase, posterior, para a terceira via, ligando o primeiro trecho – próximo à entrada da ArcelorMittal – à região de Carapebus.

Saiba Mais
Nova ligação entre Serra e Vitória

O projeto básico para a 3ª via de ligação entre a Serra e Vitória prevê a construção de uma nova via ligando Vitória – Jardim Camburi – até a Serra.
Para realização dessa obra, juntamente com outro projeto de mobilidade para a cidade, a prefeitura assinou uma operação de crédito internacional, no valor de US$ 57 milhões (R$ 320 milhões).
O projeto passou pelo crivo da Secretaria do Tesouro Nacional e do Senado, já que o governo federal é avalista.
Próximos passos
O contrato de crédito já foi assinado. No entanto, ainda não há prazos definidos para o repasse dos valores.
A próxima etapa é a liberação das áreas, por meio de doações ou desapropriações, para que a prefeitura dê início à licitação das obras do primeiro trecho.
A expectativa da prefeitura é que a ordem de serviço seja assinada entre o final deste ano e o início de 2026.
Depois de iniciada, a execução do primeiro trecho será em 24 meses (dois anos).
Primeiro trecho
A primeira fase da 3ª via de ligação entre Vitória e Serra será iniciada no entroncamento da Norte-Sul com a avenida João Palácio – na altura do bairro Hélio Ferraz (próximo ao Shopping Mestre Álvaro).
Quem sai de Jardim Camburi, em Vitória, pela Norte-Sul, terá uma nova opção de trajeto.
Em vez de o motorista seguir pela Norte-Sul, em direção ao Terminal de Carapina, uma nova via irá margear a área industrial da Vale, passando por trás do bairro Manoel Plaza.
Depois de contornar Manoel Plaza, a via encontrará com a atual Norte-Sul, próximo ao Terminal de Carapina e à UPA.
Próximo ao novo Hospital da Unimed, o condutor terá a opção de seguir pela Norte-Sul, no sentido Laranjeiras, por exemplo.
A outra opção será virar à direita, passando por um novo trecho, que seguirá até as proximidades com a entrada norte da ArcelorMittal, contornando o bairro São Geraldo.
O primeiro trecho tem 4,25 quilômetros de extensão, com vias amplas, ciclovia e acessos e cruzamentos requalificados para dar maior fluidez.
Custo
Com a conclusão dos estudos e ajustes no projeto, o custo estimado da obra foi revisado para R$ 232 milhões.
Viaduto
Como complemento do primeiro trecho da 3ª via, a Prefeitura da Serra informou que o governo do Estado deve construir um mergulhão no cruzamento da Norte-Sul com a avenida João Palácio, no cruzamento entre Jardim Camburi e Hélio Ferraz (próximo ao shopping Mestre Álvaro).
Outras etapas

O projeto da Terceira Via de ligação entre Vitória e a Serra ainda prevê, em um segundo momento, ligação do novo trecho até Carapebus, com melhorias na avenida Ártica.
Esse trecho ainda não tem prazo para ser licitado.
Segundo a prefeitura, todas as intervenções ocorrerão dentro dos limites territoriais da Serra, trazendo benefícios diretos à população da cidade.
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