X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Tempo médio de casamento cai de 15 para 12 anos

Levantamento é do IBGE no Estado. Divórcios têm ocorrido cada vez mais cedo ao analisar casos de 2010 e de 2020


 

Imagem ilustrativa da imagem Tempo médio de casamento cai de 15 para 12 anos
sexóloga e terapeuta de casal Sirleide Stinguel: comunicação é um dos segredos para uma união mais duradoura |  Foto: Úrsula Ribeiro

Os capixabas estão ficando cada vez menos tempo casados, segundo dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em uma década, o tempo médio de união caiu três anos. 

Em 2010, a média de tempo entre a data do casamento e a data da sentença ou escritura do divórcio no Estado era de 15,9 anos. Já em 2020, a duração diminuiu para 12,5 anos.

A maioria (53,4%) dos divórcios já ocorre antes do casamento completar 10 anos. 

Nem mesmo os casamentos mais longos têm resistido ao tempo. No Estado, entre 2019 e 2020, foram 3.753 matrimônios que terminaram em divórcio após mais de 20 anos de união.

 Desgaste

As razões para o fim de um casamento são inúmeras, de acordo com especialistas. Mas, no geral, eles chegam à mesma conclusão: desgaste. 

“E o desgaste para cada casal vem de fatores  diversos, como incompatibilidades não resolvidas, expectativas não atendidas, falta de respeito à individualidade, cobranças excessivas e o não cuidado com o romance”, comentou a psicóloga e terapeuta de casais, Marcelle Paganini.

Para o psicólogo e psicoterapeuta Gerson Abarca, com a rotina do cotidiano, questões profissionais, financeiras e filhos, o vínculo criado para se manter o casamento acaba se perdendo. Com isso, um casamento de 20 anos corre mais risco de terminar, segundo o especialista.

“Atualmente, os casais não estão mais tendendo a ficar juntos só porque estão casados há 20 anos. Há uma tendência, diante de conflitos e dificuldades, vendo que o relacionamento não está avançando, de optarem pelo fim do relacionamento”, ressaltou.

Mas, se o relacionamento não vai bem, deve-se insistir ou desistir? Para os especialistas, essa é uma questão que deve ser pensada de forma mais calma. Eles indicam terapia de casal para tentar entender os conflitos e apontar se não há como salvar o casamento.

“O segredo para um casamento mais duradouro e saudável é a comunicação. Colocar sempre para fora o que está sentindo. Buscar acolher o outro. Ouvir a dor do próximo. Isso te aproxima do outro”, disse a sexóloga e terapeuta de casal, Sirleide Stinguel.

“Hoje não se aceita tudo em nome do amor”, diz psicóloga

A ideia de um casamento que dura “para sempre” mudou, segundo especialistas. E, com isso, os casais tendem a não aceitar mais tudo para continuar nas relações.

“Uma questão importante é o acesso à informação. Hoje, não se aceita tudo em nome do amor”, explicou a psicóloga e terapeuta de casais, Marcelle Paganini.

De acordo com o psicólogo e psicoterapeuta Gerson Abarca, a durabilidade dos casamentos tem diminuído porque a sociedade está com novos referenciais constitucionais familiares. 

“O casamento tradicional não convenceu as pessoas de que casar bem faz a pessoa feliz. Casar bem faz a pessoa feliz, mas não é tudo. Essa abertura de homens e mulheres trabalhando vai abrindo a percepção de novas realidades”, disse o especialista.

A sexóloga e terapeuta de casais, Sirleide Stinguel, conta que o sexo tem sido um fator predominante, sendo um termômetro para os relacionamentos. 

“Se não está bom, é porque talvez o relacionamento também não esteja bom. A questão sexual vem mostrar o que não está bom”, disse a especialista.

Como manter um casamento

Para manter o casamento e fazer a união durar mais tempo, o principal, de acordo com especialistas, é o respeito à própria individualidade. 

Não se esqueça dos gostos e sonhos e continue a buscá-los, agora em companhia.  

Muitos casais se perdem, esquecem dos seus gostos pessoais para caber no do cônjuge, e passam a viver pelo outro. 

Estar junto é importante, mas estar sozinho e ter outras rodas de convivência traz “oxigênio” para o relacionamento, tornando ele mais interessante e leve.

Crie uma história de vínculo amoroso que se estabelece em uma troca. 

Conheça o outro e aprender a ouvir as dores, preocupações e inseguranças.

Quando o conflito é intenso e o casal não consegue sentar e identificar os motivos do conflito, o indicado é procurar uma terapia de casal.

Além disso, buscar sair da rotina e fazer coisas diferentes com o parceiro.

A questão sexual fala muito sobre a saúde do casal. Por ser a área de maior sensibilidade, principalmente em um relacionamento duradouro, ela vem mostrar o que não está bom na relação. 

Ou seja, os problemas sexuais raramente são de origem sexual, são apenas reflexos de alguma dinâmica disfuncional do casal.

Reconheça, no outro, as características e qualidades do parceiro. Valide, com amorosidade, o seu jeito de ser, a personalidade.


SAIBA MAIS


Números

No Espírito Santo, em 2010, o tempo médio entre a data do casamento e a data da sentença ou escritura do divórcio era de 15,9 anos. 

Já em 2020, a duração do casamento diminuiu para 12,5 anos, em média. A maioria (53,4%) dos divórcios em 2020 ocorreu antes de 10 anos da data do casamento.

O Estado registrou em dois anos (2019 e 2020) 3.753 divórcios de casais que estavam há mais de 20 anos casados.

Foram 2.355 em 2019 e 1.398 no ano seguinte. 

Os números foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último dia 18 e fazem parte das Estatísticas do Registro Civil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: