X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Tecnologia garante mais comodidade em casa


Espelho com função touchscreen, chuveiro que toca música e controle de toda a casa por voz há pouco tempo soavam como itens de um futuro distante, porém já fazem parte do presente. Essas e outras tecnologias são realidade e garantem praticidade e comodidade ao lar.

Imagem ilustrativa da imagem Tecnologia garante mais comodidade em casa
Carlos Marianelli mostra como funciona espelho inteligente |  Foto: Divulgação

O conceito de casa inteligente explora a conectividade com possibilidade de gerir eletrodomésticos e até tarefas por voz, para quem tem assistente virtual, ou na palma da mão, através do celular. Isso estando em casa ou remotamente.

Carlos Marianelli, diretor da Compose, explica que haverá cada vez mais opções de produtos inovadores para integrar projetos de casas e apartamentos.

“A tecnologia vem para expandir a funcionalidade de diversos produtos que fazem parte da casa, com o objetivo principal de trazer mais conforto e praticidade aos usuários.”

Assim, até o manuseio das ferramentas tecnológicas é simplificado. Felipe Aguiar, gerente de climatização e periféricos da Leroy Merlin, enfatiza que o uso é intuitivo.

“O celular permitiu integrar tudo; é possível controlar toda a automação através dele. Ou então, quem tem assistente virtual, a integração é pela voz. O ideal é ter uma boa internet para a conexão mesmo quando estiver fora de casa.”

Ele cita que ar-condicionado, ventilador de teto, iluminação e smart TV podem ser geridos dessa forma. Há até modelos de geladeiras e cervejeiras com conectividade e proposta semelhante.

A maioria das novas tecnologias pode ser incorporada às residências sem maiores intervenções ou obras. Basta conectar plugs.

Outras, quando exigem instalação de ponto elétrico (como espelhos inteligentes, por exemplo), é necessário adaptação do local, explica a arquiteta Bia Margon.

“Um item que teve muita procura durante a pandemia é a descarga com sensor, que não precisa encostar para acionar e é um novo conceito de higiene. Ela pode ser incluída em vaso já existente sem qualquer adaptação.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: