X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Técnicos e auxiliares de enfermagem ameaçam parar atividades


Imagem ilustrativa da imagem Técnicos e auxiliares de enfermagem ameaçam parar atividades
Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves: meta é ampliar o número de leitos de UTI e isolamento para os pacientes com coronavírus no Espírito Santo |  Foto: Dayana Souza - 18/08/2018

Os técnicos e auxiliares em enfermagem que atuam no Hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra, ameaçam paralisar as atividades em protesto à sobrecarga de trabalho, falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), baixos salários e corte de benefícios, como pagamento de feriado em dobro. A decisão de entrar em estado de greve foi tomada em assembleia geral extraordinária realizada nesta terça-feira (26), em frente à unidade.

Imagem ilustrativa da imagem Técnicos e auxiliares de enfermagem ameaçam parar atividades
Presidente do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Espírito Santo (Sitaen), Osamano Amaral Candido, protocolou a ata da assembleia na administração do hospital |  Foto: Sitaen-ES/Divulgação

O presidente do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Espírito Santo (Sitaen), Osamano Amaral Candido, explicou que, após a reunião com os trabalhadores, o sindicato notificou o hospital apresentando todas as queixas e deu prazo de 72 horas para a empresa se manifestar.

"Caso isso não aconteça, a categoria pode paralisar os trabalhos no Jayme, pois tem esse direito. É importante frisar que essa é uma decisão da categoria. O sindicato é o intermediador, por isso realizamos hoje a assembleia para ouvir as queixas dos trabalhadores. O estado de greve não é uma paralisação, mas sim uma manifestação. Antes dos profissionais pararem as atividades, o hospital tem 72 horas para retornar com as manifestações que foram solicitadas", explicou o presidente. A decisão do estado de greve também será enviada ao Ministério Público do Trabalho.

Imagem ilustrativa da imagem Técnicos e auxiliares de enfermagem ameaçam parar atividades
Profissional com equipamentos no combate ao covid-19 |  Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Com aproximadamente 1000 profissionais, entre técnicos e auxiliares de enfermagem, o Hospital Jayme é referência no atendimento para pacientes com Covid-19 e muitos trabalhadores dessa categoria que contraíram a doença acreditam que o contágio foi dentro do hospital devido à falta de EPIs.

Segundo o presidente, a falta de assistência com os doentes por Covid-19 é outra reclamação. "A maioria diz que a direção do hospital não se importa se eles estão se recuperando bem ou não. Muitos relatam que sequer receberam uma ligação. Além disso, a infecção pela Covid-19 provocou muitos afastamentos. Quem continua trabalhando está com sobrecarga de trabalho e acúmulo de funções", contou Amaral.

Também está entre as queixas das categorias a demissão de técnicos e auxiliares que estão no grupo de risco. "Muitos desses profissionais estão acima dos 60 anos e próximos de se aposentar. A empresa afastou alguns, deu férias para outros e agora está chamando e demitindo-os", disse o presidente.

O salário baixo é outro motivo de insatisfação, já que, segundo o Sitaen, técnicos em enfermagem do hospital ganham pouco mais de R$ 1.200.

À reportagem, o sindicato informou que os trabalhadores relatam que solicitaram ao Governo do Estado que cumprisse a promessa de conceder salário de R$ 2.400 que, de acordo com os técnicos, foi oferecido para quem trabalha em hospitais de referência em Covid-19.

No entanto, o sindicato destaca que em negociação de acordo coletivo entre a entidade e a organização social que administra o hospital, a Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes), intermediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e acompanhada pelo governo, a empresa ofereceu aumento de 3%. O valor, afirma o sindicato, está abaixo da inflação acumulada de 2019.

A Organização Social (OS), a Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (AEBES), que gerencia o Hospital Estadual Jayme Santos Neves, informou, por meio de nota, que recebeu, às 17 horas, desta quarta-feira (26), uma notificação sobre o movimento paradista do Sindicato de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.

"Esclarece que o documento está em análise da assessoria jurídica, e que peticionou junto ao Ministério Público do Trabalho o pedido para retomada do processo administrativo de mediação junto ao Sindicato. A unidade hospitalar continua em pleno funcionamento, prestando seu serviço com segurança e qualidade à sociedade, especialmente neste momento tão delicado que vivenciamos".

A Ministério Público do Trabalho foi procurado, mas não respondeu até o fechamento da matéria.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: