SUS realiza tratamentos gratuitos para trata dependência química
Os serviços são ofertados pelas prefeituras e pelo governo do Estado
Escute essa reportagem
As pessoas que enfrentam o vício em drogas e em álcool podem buscar tratamentos gratuitos, ofertados pelas prefeituras e pelo governo do Estado. Nesses casos, o atendimento é feito mediante a busca voluntária do paciente.
Entre os serviços oferecidos estão os atendimentos que fazem parte do programa do governo do Estado chamado de Rede Abraço.
A gerente de Educação, Estudos e Informações sobre Drogas da Subsecretaria de Estado de Políticas sobre Drogas (Sesd), Nathalia Borba, explicou que a porta de entrada para o programa são os três Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (Caad) localizados em Vitória, Cachoeiro e Linhares.
Nessas unidades, o cidadão é acolhido por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas. Os profissionais direcionam o tratamento de acordo com cada caso.
Em Vitória, as 29 unidades básicas de saúde têm profissionais que oferecem acolhimento, avaliação e acompanhamento de demandas de saúde mental, com ofertas variadas de cuidados.
Entre os serviços, a capital tem quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e dois Centros Municipais de Especialidades, que contam com atendimento psiquiátrico ambulatorial.
Esses locais recebem tanto pacientes de unidades de saúde quanto diretamente nos Caps.
Já em Cariacica, o Programa Municipal contra o Álcool e Outras Drogas oferece serviços na unidade básica de saúde de Jardim América.
Leia mais:
Drogas e álcool mataram 375 no Estado em um ano
Veja mais matérias de Cidades aqui
Em Vila Velha, o atendimento é feito na unidade de saúde de referência do local onde mora ou no Centro de Atenção Psicossocial.
Na Serra, as pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas podem recorrer a uma das seis unidades regionais de saúde ou ao Caps AD, em Laranjeiras.
Comentários