X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

'Street Fighter 6' é anunciado em teaser; relembre os principais games da série

A novidade foi revelada ao lado do encerramento do campeonato mundial de "Street Fighter 5"


Nesta segunda (21), a Capcom lançou um breve teaser anunciado o novo "Street Fighter 6", exibindo o clássico personagem Ryu encarando Luke, o lutador de MMA apresentado em um conteúdo extra do game anterior, "Street Fighter 5". Conforme já sugerido por rumores, ele será uma das figuras principais do novo título.

Aproveitando o potencial da [ultima geração de consoles, o vídeo destaca os novos gráficos detalhados, focando nos músculos dos lutadores, no brilho do suor, além de mostrar Ryu com novo o visual barbado e de chinelos, bem como o estilo diferente de Luke –no lugar do cabelo não penteado, ostenta um estiloso topete. Sua história remonta a uma infância traumática antes de entrar para o serviço militar e conhecer Guile, outro personagem clássico da série.

A novidade foi revelada ao lado do encerramento do campeonato mundial de "Street Fighter 5", Capcom Pro Tour 2021 Season Finals. A ocasião também teve o trailer de um lançamento com data marcada. "Capcom Fighting Collection", com dez games de luta da empresa, que chega em 24 de junho para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Entre os clássicos estão "Darkstalkers: The Night Warriors", "Red Earth", "Cyberbots: Fullmetal Madness", "Super "Puzzle Fighter 2 Turbo" e "Hyper Street Fighter 2".

O teaser de "Street Fighter 6" aponta que o jogo está em desenvolvimento, mas não confirma quando deve chegar. O site oficial aponta que mais informações oficiais chegarão no terceiro trimestre deste ano. Sabe-se que, dentre a equipe, estão nomes como o designer Yusuke Hashimoto (que trabalhou na série "Bayonetta") e o produtor Kazuhiro Tsuchiya, de "Asura's Wrath" e "Megaman 11".

A mudança do logotipo também é notável, não mais com o nome do jogo em extenso, escrito como se por pinceladas grossas, mas com as iniciais "SF" dentro de um hexágono –que não é bem o octógono dos MMA, mas remete mais a um estilo ocidentalizado.

Vale lembrar porém que, apesar do número 6, este não é nem de longe o sexto jogo da franquia da Capcom que existe desde 1987 e que acumulam mais de vinte títulos, entre variantes dos games principais e títulos fora da linha principal.

O primeiro jogo, lançado apenas para fliperamas, não foi um sucesso, apesar de apresentar personagens e movimentos clássicos até hoje. Seus principais problemas estavam na jogabilidade, travada, difícil e sem balanceamento. Depois, foi relançado para diversas plataformas, ainda que seja mais visto como curiosidade.

O sucesso mesmo foi o segundo game, de 1991, que bombou em fliperamas, inclusive do Brasil, e ajudou a popularizar o gênero de jogos de luta bidimensionais, com uma seleção de personagens icônicos, animações e movimentos fluídos. No elenco de lutadores de todo o mundo, o destaque nacional é Blanka, um monstro mutante com poderes elétricos, cujo cenário remete a uma aldeia ribeirinha amazônica –estereotipada, naturalmente.

Antes de "Street Figher 3", porém, uma subsérie de destaque foi lançada. O primeiro "Street Fighter Alpha" chegou em 1995, e teve duas continuações, lançadas até 1999, e inauguraram um estilo cartunesco para a série, próximo ao visual de outros games da Capcom da época.

Já o terceiro título principal chegou com boas inovações em 1997, já com um visual e um sistema de batalhas refinado. Essas mudanças, aliás, dificultaram o game a alcançar a mesma popularidade do segundo, mais simples e direto. Em compensação, é um dos preferidos para competições profissionais. Marcou também a última entrada do título feita apenas com gráficos 2D.

O próximo grande jogo só viria em 2008, "Street Fighter 4", que chegou à geração do Xbox 360 e PlayStation 3, com gráficos tridimensionais, mas mantendo o estilo de luta 2D –o apelidado 2.5D. Recebeu várias versões ao longo dos anos, adicionando mais personagens, com um elenco que soma, ao final, mais de 40 lutadores.

O último título lançado é "Street Figher 5", de 2016, que marcou uma guinada polêmica na série. Mais do que aproximar a série do mundo do e-sports, incorporou ferramentas de monetização que dificultaram o acesso do conteúdo de cara, além de permitir a inclusão de patrocinadores e outros itens customizáveis. Com isso, jogadores poderiam pagar para desbloquear novos conteúdos e, na ocasião do lançamento, nem todos os modos estavam disponíveis, o que deu a impressão de que o jogo chegou aos consumidores de forma incompleta.

Em paralelo, os personagens da série estrelaram outros games como os da série "Marvel vs. Capcom", "Street Fighter x Tekken" e "X-Men vs. Street Fighter".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: