X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Sofás e até piscina de plástico em rios e canais de Vila Velha

Com as fortes chuvas que caíram no Estado, municípios registraram muito lixo nestes locais, dificultando o combate aos alagamentos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Sofás e até piscina de plástico em rios e canais de Vila Velha
Funcionários da Prefeitura de Vila Velha recolhem sofá e restos de madeira de dentro de um canal. |  Foto: Divulgação/PMVV

Alguns municípios do Espírito Santo registraram pontos de alagamento por conta da quantidade de chuva que atinge o Estado desde ontem pela manhã. 

Somado ao volume de chuvas, equipes de prefeituras identificaram grandes objetos em canais e rios, que fazem com que os alagamentos sejam mais difíceis de serem combatidos.

Esse foi o caso de Vila Velha, que registrou 69 milímetros  de chuvas em 24 horas, incluindo pontos de alagamentos em bairros como Santa Inês, Aribiri, Ataíde, Divino Espírito Santo, Cristóvão Colombo e Cobilândia. 

Durante os serviços de limpeza, as equipes  retiraram 17 toneladas de lixo da cidade. Além de plástico e outros objetos comuns em bueiros, foram encontrados itens inusitados, como móveis e até mesmo uma piscina de plástico, esta achada próximo ao canal de Itapuã. 

Segundo balanço da Prefeitura de Vila Velha, 850 toneladas de lixo foram retiradas de canais e rios nos últimos 11 meses. Somente em novembro, por exemplo, foram 34 toneladas.

De acordo com a assessora adjunta da secretaria de Serviços Urbanos de Vila Velha, Teresa Marinho, as equipes de limpeza realizam trabalhos preventivos em bueiros e canais pela cidade, no intuito de evitar grandes alagamentos.

No entanto, segundo ela, uma das melhores estratégias para evitar os grandes transtornos é o descarte correto do lixo, principalmente os de grande volume.

“Nós temos um serviço de recolhimento de objetos grandes, como móveis e eletrodomésticos. O morador pode agendar a retirada pela ouvidoria da prefeitura, por meio do número 162”, disse.

Horário

Ainda segundo Teresa,  outra ação capaz de amenizar os alagamentos na cidade é ficar atento ao horário de recolhimento do lixo.

“É interessante que o morador saiba o horário e o dia  que o caminhão de lixo passa em seu bairro. A indicação é que coloque as sacolas para fora perto desse horário,  evitando, assim, que as sacolas sejam levadas pela chuva e, consequentemente, não obstruam bueiros”, explicou.

A prefeitura ainda afirmou que durante as chuvas foram registradas quedas de duas árvores no município, nos bairros de Gaivotas e Ulisses Guimarães. Apesar desses incidentes, nenhuma pessoa foi atingida pelas árvores.


FIQUE POR DENTRO


SERVIÇO DE DESCARTE DE MÓVEIS

Multas

Caso alguém seja flagrado descartando materiais de forma irregular por Vila Velha  estará sujeito à multa de até R$ 5 mil.

Descarte 

O município dispõe de um serviço para retirada de móveis e eletrodomésticos que são  destinados ao descarte correto. O serviço é gratuito e pode ser solicitado pela ouvidoria, por meio do  número 162.

Objetos mais encontrados

São sofás, colchões, cadeiras, mesas, guarda-roupas e geladeiras.

Ontem, o aparecimento de uma piscina de plástico, próximo ao canal de Itapuã, chamou atenção das equipes de limpeza.

Vitória e Cariacica

A capital registrou uma ocorrência de uma árvore caída em Fradinhos. Cariacica não registrou queda.

Fontes: Prefeituras citadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: