X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Sete tartarugas são encontradas mortas em rede na praia de Camburi


Imagem ilustrativa da imagem Sete tartarugas são encontradas mortas em rede na praia de Camburi
|  Foto: Reprodução/Projeto Pegada

Doze tartarugas, seis arraias de quatro espécies diferentes e alguns peixes sem valor comercial foram encontrados presos em uma rede de pesca ilegal de quase um quilômetro de comprimento, na praia de Camburi, em Vitória. Desses animais, apenas cinco tartarugas conseguiram sobreviver. Entre elas, uma tartaruga-cabeçuda, que sempre vem ao Estado para desova.

Um grupo de amigos praticava canoa havaiana na manhã desta quinta-feira (12), perto da Ilha do Socó, quando se deparou com os animais presos à rede. O empresário Rafael Braga, do Projeto Pegada, afirmou que as tartarugas que sobreviveram foram levadas para receberem os cuidados necessários. 

Em um dos vídeos, é possível ouvir a comemoração da equipe quando uma das tartarugas é encontrada com vida, mesmo que debilitada.

Assista: 

Em um outro vídeo, Rafael e o secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, lamentam a morte dos animais. "Quatro espécies de arraias diferentes. Uma raia-chita (ou pintada). Animais magníficos, arraias que saltam e a gente consegue admirar da praia, um monte de tartarugas... É uma conta que não fecha. É um prejuízo muito grande para um benefício muito pequeno", diz o empresário. 

De acordo com a gerente de Fiscalização de Vitória, Priscila Alvarino, os agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) apreenderam a rede com o apoio da Capitania dos Portos.

Por meio de um comunicado, a Prefeitura de Vitória afirmou que a pesca ilegal configura crime ambiental e a multa pode variar de R$ 700 a R$ 100 mil, dependendo da quantidade de pescado e os atenuantes da ação. "Quando o pescador é encontrado, ele é encaminhado à Delegacia de Crimes Ambientais, onde é feita a comunicação de crime ambiental".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: