Serra registra 18 mortes por pneumonia em 2023
Dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde
Escute essa reportagem
O município da Serra registrou, nos quatro primeiros meses de 2023, um total de 18 mortes por pneumonia. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. Anteriormente, a informação divulgada pela própria secretaria, nesta sexta-feira (05), era que 46 pessoas morreram pela doença.
Ainda segundo a Secretaria, 417 casos de pneumonia entre janeiro e abril de 2023.
No mesmo período, em 2022, foram registrados 248 casos da doença, com 21 óbitos, o que representa uma redução de 14,3% no índice de 2023 em relação ao ano anterior.
"Os munícipes contam com uma rede de saúde com 40 Unidades de Saúde, com atendimento de segunda a sexta-feira, a partir das 7h, com equipes multidisciplinares, incluindo médicos, dentistas, enfermeiros, nutricionistas, entre outros profissionais. Para ter acesso ao atendimento, o usuário deve primeiro fazer o agendamento on-line, pelo site da Prefeitura da Serra. Diariamente, novas vagas são liberadas", informou a prefeitura, em nota.
A Prefeitura explicou ainda que há três serviços de urgência e emergência nas UPA's de Carapina, Castelândia e Serra Sede. O serviço é prestado 24 horas, todos os dias da semana.
ENTENDA A DOENÇA
De acordo com o Ministério da Saúde, a pneumonia é uma infecção que atinge os pulmões, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e reações alérgicas.
Entre os principais sintomas da doença estão febre alta, tosse, dor no tórax, alteração da pressão arterial e falta de ar.
Alguns fatores de risco que contribuem com o problema são tabagismo, consumo de álcool, resfriados mal cuidados e mudanças bruscas de temperatura.
Comentários