X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Serra registra 18 mortes por pneumonia em 2023

Dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde


Ouvir

Escute essa reportagem

O município da Serra registrou, nos quatro primeiros meses de 2023, um total de 18 mortes por pneumonia. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. Anteriormente, a informação divulgada pela própria secretaria, nesta sexta-feira (05), era que 46 pessoas morreram pela doença.

Ainda segundo a Secretaria, 417 casos de pneumonia entre janeiro e abril de 2023.

No mesmo período, em 2022, foram registrados 248 casos da doença, com 21 óbitos, o que representa uma redução de 14,3% no índice de 2023 em relação ao ano anterior.

"Os munícipes contam com uma rede de saúde com 40 Unidades de Saúde, com atendimento de segunda a sexta-feira, a partir das 7h, com equipes multidisciplinares, incluindo médicos, dentistas, enfermeiros, nutricionistas, entre outros profissionais. Para ter acesso ao atendimento, o usuário deve primeiro fazer o agendamento on-line, pelo site da Prefeitura da Serra. Diariamente, novas vagas são liberadas", informou a prefeitura, em nota.

A Prefeitura explicou ainda que há três serviços de urgência e emergência nas UPA's de Carapina, Castelândia e Serra Sede. O serviço é prestado 24 horas, todos os dias da semana.

ENTENDA A DOENÇA

De acordo com o Ministério da Saúde, a pneumonia é uma infecção que atinge os pulmões, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e reações alérgicas. 

Entre os principais sintomas da doença estão febre alta, tosse, dor no tórax, alteração da pressão arterial e falta de ar.

Alguns fatores de risco que contribuem com o problema são tabagismo, consumo de álcool, resfriados mal cuidados e mudanças bruscas de temperatura. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: