X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

"Ser solidário é um antídoto contra a depressão", diz psicólogo


Imagem ilustrativa da imagem "Ser solidário é um antídoto contra a depressão", diz psicólogo
Gerson Abarca: “Pesquisas indicam felicidade a partir da solidariedade” |  Foto: Divulgação

Manter-se ativo para ajudar o próximo é um antídoto contra a depressão, segundo o psicólogo Gerson Abarca. O especialista ressalta que muitos idosos entram na aposentadoria sem produtividade, o que é um risco à saúde quando isso é aliado à falsa ideia de que “você vale o que você produz”.

“É uma predisposição a doenças emocionais. A depressão, muitas vezes, aparece pelo fato dessa associação que fazem do idoso a alguém que não pode produzir mais nada, ainda mais em uma sociedade que diz que você vale o que produz. Quando a pessoa se vê nessa situação, pode desenvolver uma baixa autoestima”, disse.

Quando as atividades entram na rotina, o panorama emocional tende a mudar, segundo o psicólogo. “Mesmo que não seja algo para ganhar dinheiro, ele ganha essa proteção para não deixar a doença entrar”, afirmou.

Quando essa atividade tem como objetivo ajudar o próximo, o benefício pode ser ainda maior.
“Pesquisas indicam a felicidade a partir da solidariedade. Independente da idade, ser solidário ajuda muito, mas para o aposentado é ainda mais importante, pois é um antídoto contra a depressão e a favor da felicidade”, ressaltou.

Para o psicólogo Arthur Oliveira, “ganhar” sorrisos e agradecimentos é uma forma de sentir-se melhor, tendo reflexo, inclusive, na expectativa de vida.

“Ao se aposentarem, os idosos se perguntam: ‘o que eu vou fazer? Serei inválido?’. Com as atividades na aposentadoria, ao invés do ganho monetário, eles recebem sorrisos, agradecimentos. Dessa forma, se sentem validados. Isso é um sentimento importante. Eles se sentem melhor, o que gera uma expectativa de vida longa”, disse.

A psicóloga Thayse Espíndola também ressalta que ter um propósito para o período de aposentadoria é uma forma de prevenção.
“Se faz necessário uma atividade que motive. A saúde mental é estimulada com o prazer que temos em realizar coisas”, ressaltou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: