Sentido único e corredores viários: o que muda no trânsito em bairros da Serra
Investimento de mais de R$ 40 milhões será para recapear 11,2 km de asfalto, em 22 vias, e implementar binários viários no município
Escute essa reportagem

Um investimento de mais de R$ 40 milhões será feito para a construção de binários viários e 11,2 quilômetros de recapeamento asfáltico em 22 vias na Serra. Quatro bairros serão beneficiados: Novo Horizonte, Feu Rosa, Parque Residencial Laranjeiras e Bairro das Laranjeiras.
O convênio para o início das obras será assinado neste sábado (19). O investimento será feito pelo governo do Estado, e as obras serão executadas pela Prefeitura da Serra. As obras terão início em poucos dias e a expectativa de conclusão é de até cinco meses, explica a secretária de Obras da Serra, Izabela Roriz.
“Buscamos beneficiar a mobilidade de vias importantes. A Avenida Central, por exemplo, é uma das principais vias comerciais de Parque Residencial Laranjeiras. O recapeamento vai beneficiar o comércio e moradores, além de aumentar a segurança no trânsito”.
As obras compreendem instalação de nova sinalização para todas as vias que receberem recapeamento. Outra mudança será a implementação de binários viários, para transformar vias de mão dupla em sentido único.
“A Avenida Brasil, em Novo Horizonte, será recapeada e terá mudança no sentido do trânsito. Hoje, temos duas faixas de rolamento, em sentidos opostos. Após as obras, a avenida vai ganhar três faixas de sentido único para Vitória”, explica Izabela.
Desvios de trânsito serão avisados previamente pela prefeitura, e as obras contarão com serviço noturno para minimizar impactos, afirma a secretária de Obras.
“Buscamos minimizar transtornos à população. Em Feu Rosa, um dos bairros mais populosos da Serra, também implantaremos sistema de binário envolvendo dois corredores viários, que vão auxiliar o acesso a uma unidade de saúde, uma escola e à praça central do bairro. A comunidade está esperando essas intervenções”.
As obras focam em desenvolvimento urbano sustentável e melhora do tráfego, declarou o prefeito da Serra, Weverson Meireles.
“Estamos ampliando obras estruturantes, com foco na melhoria da mobilidade urbana da cidade. Além de trazer mais segurança para os moradores, as intervenções visam a melhoria do tráfego e das condições de circulação viária”.
A Serra também receberá drenagem pluvial. O governo do Estado realizará drenagem dos córregos Irema, em Castelândia, e Laripe, em Vila Nova de Colares.
O objetivo da medida é reduzir danos às residências do entorno dos córregos, “na medida que reduzirão alagamentos e despoluirão os canais”, afirmou a secretária de Obras da Serra.
Vias de mão dupla terão sentido único
Requalificação de vias
22 vias receberão 11,2km de recapeamento asfáltico em quatro bairros: Novo Horizonte, Feu Rosa, Parque Residencial Laranjeiras e Bairro das Laranjeiras.
Binários viários
Sentido único será implementado em vias que hoje são de mão dupla.
Em Novo Horizonte, a Avenida Brasil será de mão única, no sentido Cidade Continental, a partir da avenida Brigadeiro Eduardo Gomes até a rua Arara Azul.
Já o trecho contrário, a partir da Avenida Industrial, passando pelas ruas Arara Azul, Castro Alves, Érico Veríssimo e avenidas Carapebus e Brigadeiro Eduardo Gomes novamente, será sentido Carapina.
Em Feu Rosa, dois corredores viários serão instalados. O primeiro será no sentido praia, com início na Rua das Avencas, passando pelas ruas Vitória Régia e Copo de Leite, e fim na Rua dos Jacarandás.
O segundo corredor terá mão única no sentido da Av. Talma Rodrigues Ribeiro, com início na R. dos Jacarandás, passando pela R. dos Cravos e finalizando na R. das Avencas.
Drenagem pluvial
Dois córregos receberão obras de drenagem pluvial, que serão realizadas pelo governo do Estado: Irema, em Castelândia, e Laripe, em Vila Nova dos Colares.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários