X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Sedu cancela intercâmbio para 150 alunos


Foi publicado no Diário Oficial do Estado   o cancelamento do edital do Programa Intercâmbio Estudantil 2019, no qual 150 alunos dos Centros Estaduais de Idiomas (CEIs) foram aprovados. A viagem foi cancelada.

Eles esperaram por dois anos para atravessar fronteiras e ampliar  conhecimentos em língua estrangeira, mas não haverá mais estudo fora do País. Com o anúncio feito pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), os estudantes não escondem a decepção pelos esforços terem  sido em vão.

O edital previa que, para concorrer, os alunos deveriam estar matriculados ou terem concluído ao final de 2018 o curso no Centro Estadual de Idiomas (CEIs), estar cursando o ensino médio na rede pública estadual, ter 95% de frequência mínima ao longo de 2018 e rendimento mínimo de 90% nas atividades do curso.

A viagem, que seria no segundo semestre de 2020,   foi adiada para 2021 e, em seguida, para este ano, por conta da pandemia  de covid.

 

Imagem ilustrativa da imagem Sedu cancela intercâmbio para 150 alunos
Os estudantes Lucas, Marco Antônio e Keven pedem o retorno do programa de intercâmbio para os aprovados. |  Foto: Antonio Moreira/AT

O estudante Marco Antônio dos Santos Franco, de 20 anos,  ficou sabendo do cancelamento por um grupo em uma rede social entre os alunos do intercâmbio.

“Não nos comunicaram oficialmente sobre o cancelamento. Foi uma amiga que ligou para a Sedu e nos contou”.

O estudante  Keven  Andrade Moreira, de 19 anos, conta que se dedicou dentro e fora do curso para conseguir a vaga.

“Jogaram nosso esforço no lixo. Muita gente também ditou o ritmo da sua vida a partir desse intercâmbio. Desenvolvi até ansiedade, principalmente em época de provas”.

O programador Lucas Miranda Neves, de 21 anos, cita que, para realizar o seu sonho,  abriu mão de cursos e uma vaga na Faculdade de Música (Fames). “O Brasil exporta muitos profissionais da minha área. Perdi sono e oportunidades para, nem ao menos, sortearem o país para onde iríamos”.

Os estudantes criaram um perfil no Instagram  no qual eles relatam as tentativas de contato com a Sedu, porém, sem sucesso. Eles pedem o retorno do programa de intercâmbio para os aprovados e afirmam que vão buscar a Justiça.

Por nota, a  Sedu informou que a medida foi tomada por conta do fechamento das fronteiras, decorrente da pandemia. Além disso, outros fatores considerados foram a alta do dólar e o fato de que os alunos selecionados não fazem mais parte da rede estadual.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: