Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Sedu cancela intercâmbio para 150 alunos

Marcos Barcelos, do jornal A Tribuna | 16/02/2022 10:26 h

Foi publicado no Diário Oficial do Estado   o cancelamento do edital do Programa Intercâmbio Estudantil 2019, no qual 150 alunos dos Centros Estaduais de Idiomas (CEIs) foram aprovados. A viagem foi cancelada.

Eles esperaram por dois anos para atravessar fronteiras e ampliar  conhecimentos em língua estrangeira, mas não haverá mais estudo fora do País. Com o anúncio feito pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), os estudantes não escondem a decepção pelos esforços terem  sido em vão.

O edital previa que, para concorrer, os alunos deveriam estar matriculados ou terem concluído ao final de 2018 o curso no Centro Estadual de Idiomas (CEIs), estar cursando o ensino médio na rede pública estadual, ter 95% de frequência mínima ao longo de 2018 e rendimento mínimo de 90% nas atividades do curso.

A viagem, que seria no segundo semestre de 2020,   foi adiada para 2021 e, em seguida, para este ano, por conta da pandemia  de covid.

Os estudantes Lucas, Marco Antônio e Keven pedem o retorno do programa de intercâmbio para os aprovados.
Os estudantes Lucas, Marco Antônio e Keven pedem o retorno do programa de intercâmbio para os aprovados. |  Foto: Antonio Moreira/AT
 

O estudante Marco Antônio dos Santos Franco, de 20 anos,  ficou sabendo do cancelamento por um grupo em uma rede social entre os alunos do intercâmbio.

“Não nos comunicaram oficialmente sobre o cancelamento. Foi uma amiga que ligou para a Sedu e nos contou”.

O estudante  Keven  Andrade Moreira, de 19 anos, conta que se dedicou dentro e fora do curso para conseguir a vaga.

“Jogaram nosso esforço no lixo. Muita gente também ditou o ritmo da sua vida a partir desse intercâmbio. Desenvolvi até ansiedade, principalmente em época de provas”.

O programador Lucas Miranda Neves, de 21 anos, cita que, para realizar o seu sonho,  abriu mão de cursos e uma vaga na Faculdade de Música (Fames). “O Brasil exporta muitos profissionais da minha área. Perdi sono e oportunidades para, nem ao menos, sortearem o país para onde iríamos”.

Os estudantes criaram um perfil no Instagram  no qual eles relatam as tentativas de contato com a Sedu, porém, sem sucesso. Eles pedem o retorno do programa de intercâmbio para os aprovados e afirmam que vão buscar a Justiça.

Por nota, a  Sedu informou que a medida foi tomada por conta do fechamento das fronteiras, decorrente da pandemia. Além disso, outros fatores considerados foram a alta do dólar e o fato de que os alunos selecionados não fazem mais parte da rede estadual.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS