Saiba onde fazer o teste de covid-19 na Grande Vitória
É possível realizar o exame em pontos disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde e também pelos municípios
Escute essa reportagem
A presença da variante EG.5, conhecida como Éris, no Espírito Santo, faz com que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e infectologistas reforcem o alerta para a importância da vacinação em dia e da testagem.
A testagem para covid-19 com livre demanda para teste rápido, aquele cujo resultado sai em 15 minutos, disponibilizada pela Sesa, é realizada no Aeroporto de Vitória, no Terminal de Laranjeiras, na Serra, e também na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Já o teste RT-PCR, que é um diagnóstico laboratorial, é disponibilizado de acordo com os pontos de coleta dos municípios.
“O teste rápido continua sendo uma estratégia. O Laboratório Central (Lacen) tem capacidade para analisar até 4.500 amostras em 24h. O resultado do RT-PCR tem saído entre 24h e 48h”, afirma o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso.
O subsecretário destaca que os três casos confirmados da variante Éris na Grande Vitória não têm histórico de viagem, portanto, a transmissão é comunitária.
“No Espírito Santo, a cobertura da vacina bivalente é de 14% e o apelo é para que as pessoas se vacinem. A vacina bivalente cobre bem essa variante, que é uma subvariante da ômicron. O contágio vai acontecer, o que difere é que com a vacinação os sintomas são mais brandos”, ressalta.
Segundo a infectologista do Vitória Apart Hospital Martina Zanotti, a vacina é pouco procurada.
“Enquanto a gente não vacinar, vai ter sempre vírus fazendo mutação e as pessoas não vão estar sendo protegidas. Mesmo que não impeça a pessoa de ficar doente, a vacina impede a forma grave da doença, que é o que a gente quer evitar”, afirma a infectologista.
A médica infectologista Tâmea Pôssa frisa que a proteção da vacina bivalente em relação à variante Éris é parcial, porém, o ideal é que a população se vacine.
“Se tiver sintoma respiratório, usar máscara para não transmitir para outras pessoas e pessoas do grupo de risco devem evitar grandes aglomerações”.
Testes e vacinação
Testes rápidos pela Sesa• Aeroporto de Vitória: por livre demanda, de segunda a sábado, das 7h às 19h.
• Terminal de Laranjeiras, na Serra, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
• Na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o atendimento é por livre demanda, das 7h às 17h, também de segunda a sexta-feira.
Vitória
• O teste rápido pode ser feito, por agendamento on-line, no Centro de Testagem, que fica na Ilha de Santa Maria. Para agendar basta acessar agendamento.vitoria.es.gov.br ou o aplicativo Vitória Online.
• A vacinação é oferecida durante toda a semana nas unidades de saúde, sem necessidade de agendamento. Caso o morador opte pelo agendamento, as vagas são disponibilizadas toda quinta-feira, às 12h, e podem ser agendadas no link agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online.
• Neste sábado (30), haverá vacinação no Tancredão, das 8h às 12h e nas Unidades de Saúde de Jardim Camburi, Jardim da Penha e Conquista, das 8h às 15h, sem agendamento.
Serra
• Os testes podem ser feitos sem agendamento no Laboratório Central da Serra, em Jardim Limoeiro, de segunda a sexta, das 8h às 13 horas.
• No local, a população pode ser submetida ao teste rápido, cujo resultado sai em minutos, e também ao RT-PCR, com resposta em torno de 48 horas e divulgação de resultado on-line. Informações: 3338-6869.
• As unidades básicas de saúde também realizam testagem. A recomendação é que o paciente vá ao serviço mais próximo para saber os dias e horários disponíveis.
• Neste sábado (30), a vacinação acontece nas Unidades Regionais de Saúde (URS) de Jacaraípe, Feu Rosa e Novo Horizonte, das 8h às 16 horas. Também há um posto de vacinação no Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, das 9h às 17 horas.
• No domingo (1), a vacinação volta a acontecer no Shopping Montserrat, porém das 10h às 17 horas.
•Sempre há vacinação nos finais de semana na Serra, mas ela também é realizada de segunda a sexta-feira, nas unidades de saúde, de acordo com o horário da sala de vacinação de cada uma delas.
• Também é possível realizar o agendamento da vacinação contra covid-19 e influenza (gripe) de forma on-line por meio do site https://gti.serra.es.gov.br/saude/, neste caso, novas vagas são abertas sempre às segundas e quintas-feiras, a partir das 18 horas.
Vila Velha
• Teste rápido por demanda espontânea. Vila Batista: todos os dias, das 7h às 18h30. Ataíde: demanda espontânea e agendamento on-line, das 10h às 17h. Ibes: das 13h às 16h. Barra do Jucu: das 8h30 às 10h30 e das 13h às 15h30. Vila Nova: das 13h às 16h por agendamento on-line. Ponta da Fruta: das 7h às 17h.
• RT-PCR: é feito nos prontos-atendimentos da Glória e de Riviera da Barra, por indicação médica.
• A vacinação acontece de segunda a sexta em 20 unidades de saúde e em postos itinerantes, divulgados a cada semana no site da prefeitura.
• Neste sábado o público pode se vacinar, por livre demanda, no Shopping Praia da Costa, das 11h às 18h, e na UMEF Professor Antônio Lorenzutti (rua João Bezerra, 1, Vila Batista), das 8h às 15h.
• Todos que procurarem as unidades de saúde sem agendamento serão vacinados. Mas é importante frisar que a prioridade é para quem fez o agendamento.
Cariacica
• O RT-PCR está disponível em todas as unidades básicas de saúde e não é necessário agendamento.
• É possível se vacinar sem agendamento nas 26 salas de vacina das unidades básicas de saúde de segunda a quarta-feira, das 7h às 15h30, e no Shopping Moxuara de quinta a domingo, das 10h às 17h.
• O posto de vacinação do Shopping Moxuara irá funcionar no domingo, das 10h às 17h, sem agendamento e para todos os públicos.
• No local serão oferecidas doses contra gripe, covid bivalente e pediátrica, HPV, meningocócica ACWY, meningocócica C, pneumo 10, tetravalente, tríplice viral, hepatite B e hepatite A pediátrica, poliomielite, difteria e tétano, e tríplice bacteriana.
Fonte: Sesa e prefeituras.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários