Ruas amanhecem coloridas por tapetes na festa de Corpus Christi
A festa precisou ficar dois anos suspensa devido à pandemia
Escute essa reportagem
A Festa de Corpus Christi volta a enfeitar, nesta quinta-feira (16), as ruas das cidades com tapetes, após dois anos suspensa devido à pandemia. Em Jardim da Penha, por exemplo, a Matriz São Francisco de Assis já garantiu a comemoração com a produção de seus tapetes.
A turma do Encontro de Adolescentes com Cristo da paróquia Santa Clara também confeccionou os tapetes expostos no bairro Jardim da Penha.
Já em Castelo, segundo a organização, foram utilizadas 70 toneladas de materiais para confeccionar as 17 passadeiras e os 17 quadros com o tema “Eu sou o pão vivo descido do céu”.
Areia, pedras, folhas, flores, palha de café e outros materiais foram utilizados ao longo de 1,5 quilômetro pelas ruas do Centro. Mais de três mil voluntários, da sede e do interior do município, trabalharam nos preparativos.
A festa, realizada pela Paróquia Nossa Senhora da Penha em parceria com a prefeitura do município, teve início na noite desta quarta-feira (15), com a confecção dos tapetes.
Hoje, a programação religiosa acontece na Matriz, no Centro, com missas das 7h às 16h, seguidas de procissão com o Santíssimo Sacramento, às 17h30.
A Festa de Corpus Christi de Castelo, que teve início em 1963, reúne todos os anos uma multidão de fiéis. “Estamos preparando tudo com muito carinho para receber visitantes de várias partes do País. Tenho certeza que será uma festa belíssima”, afirma o prefeito, João Paulo Nali.
Durante o evento, os visitantes também poderão aproveitar outras atrações como a Feira do Agroturismo, Artesanato e Flores, a Praça de Alimentação das Entidades e a Feira de Ambulantes na avenida Nossa Senhora da Penha.
Na Catedral de Vitória, a confecção dos tapetes começa na manhã desta quinta (16), com voluntários da comunidade. O padre Renato Criste explica que a expressão artística é uma das formas de adoração e louvor durante a eucaristia.
Ele ressalta que as equipes começam a reunir os elementos utilizados com um mês de antecedência. Ao todo, mais de 100 membros da comunidade participam da confecção.
"Esse ano retornamos com a confecção dos tapetes com uma metragem maior, de 15 quadros para 22. Em média, cinco pessoas trabalham por quadro, mais de 100 participam da confecção”, diz.
Veja mais tapetes
Comentários