X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Rotatória gigante na Serra vai ser liberada neste sábado

Sistema Viário Eldes Scherrer Souza contará com mergulhões, vias exclusivas para ônibus e ciclovia


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Rotatória gigante na Serra vai ser liberada neste sábado
Região conhecida como Rotatória do Ó: mais fluidez no trânsito |  Foto: Leone Iglesias/AT

O Sistema Viário Eldes Scherrer Souza, na Serra, popularmente conhecido como Rotatória do Ó, será entregue à população neste sábado (28)  com mergulhões, vias exclusivas para ônibus e ciclovia, que possibilitará a conexão entre os bairros Barcelona e Jacaraípe.

O anel viário, que faz parte da obra, foi totalmente liberado no final de julho deste ano.

Leia mais sobre Cidades

O prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, disse que a construção, que fica localizada em Laranjeiras, será responsável por agilizar e melhorar o trânsito na região.

“Para quem usa ônibus nos horários de pico, a melhora será para viagens mais rápidas em torno de 25 minutos. Já para os condutores que trafegam com carro de passeio, a melhora será em torno de 15 a 20 minutos”.

Vidigal falou ainda que agora, com a conclusão das obras, o intuito é reduzir o número de semáforos na região, com o objetivo de dar mais fluidez no tráfego.

“É uma obra que, com certeza, vai contribuir muito com a mobilidade urbana, tanto para quem vai para a orla de Jacaraípe, Vila Nova e Feu Rosa quanto para quem vai para Morada de Laranjeiras e para a orla de Manguinhos”, ressaltou.

Além de adiantar a viagem de quem precisa passar pela região, o prefeito disse ainda que, com a conclusão da obra, a economia local será fomentada, já que, de acordo com ele, a maior fluidez no trânsito tornará a região mais atrativa comercialmente.

“Como já existe um número considerável de indústrias na região, a conclusão das obras vai favorecer com a redução do número de acidentes, ajudará a ter mais rapidez no escoamento da produção, entre outros benefícios.”

Além do anel viário, que foi totalmente liberado no final de julho, a rotatória terá uma via expressa exclusiva para ônibus, ciclovia e três mergulhões.

O anel viário superior da construção se tornará uma passagem para o trânsito local da região de Laranjeiras.

Já os mergulhões, ou passagens inferiores, permitirão que o tráfego flua de forma expressa.

“A rotatória vai fazer o papel dela. Ela será voltada para quem está trafegando na região. Já na parte de baixo, o trânsito vai fluir muito mais. Essa parte vai ligar a avenida Eldes Scherrer de Souza à avenida Talma Rodrigues Ribeiro e à avenida Copacabana”, observou o prefeito.


Fique por dentro

Inauguração do Sistema Viário Eldes Scherrer Souza

Quando: Sábado (dia 28/10), às 9 horas.

Onde: Bairro Laranjeiras, Serra (na rotatória).

Viagens mais rápidas

De acordo com o prefeito do município da Serra, Sérgio Vidigal, com a entrega completa da obra, a expectativa é de que o trânsito na região flua com mais rapidez.

De acordo com ele, o tráfego será mais rápido em torno de 25 minutos para quem usa os ônibus nos horários de pico, ou seja, os passageiros ficarão menos tempo dentro dos coletivos.

Já para condutores que trafegam com carro de passeio na região, a melhoria esperada, de acordo com o prefeito, é para viagens de 15 a 20 minutos mais rápidas.

Mergulhões (passagens inferiores)

São três passagens internas que ligarão as avenidas Eldes Scherrer de Souza, Talma Rodrigues Ribeiro e Copacabana.

Passagem inferior 1

Vem da avenida Eldes Scherrer de Souza e se divide, dando origem à passagem inferior 2 e 3. Liga esta às avenidas Talma Rodrigues Ribeiro e Copacabana.

Ela possui cinco pistas, sendo duas vias destinadas para o corredor exclusivo de ônibus (mão e contramão) e três vias de mão única exclusivas para os demais veículos.

Passagem inferior 2

É destinada aos condutores que seguem no sentido Morada de Laranjeiras e terá duas pistas de mão única, que fluem para a avenida Copacabana.

Passagem inferior 3

Ficará com os dois corredores exclusivos para ônibus que vêm da avenida Eldes Scherrer de Souza, e duas pistas para o tráfego comum no sentido avenida Talma Rodrigues Ribeiro.

Vias exclusivas para ônibus

Os ônibus que saem do Terminal de Laranjeiras e seguem sentido Terminal de Jacaraípe passarão pelo mergulhão da passagem inferior 3.

Eles seguirão pela avenida Central B e chegarão a uma rotatória próxima à empresa Viminas. Nessa rotatória eles sairão para a direita, sentido Jacaraípe.

Já os ônibus que vêm de Jacaraípe, no sentido ao Terminal de Laranjeiras, deverão pegar a rotatória próxima à entrada da empresa Biancogrês, seguir pela avenida Central B e acessar, por meio do Sistema Viário Eldes Scherrer Souza, a avenida Eldes Scherrer de Souza.

Ciclovias

O Sistema Viário Eldes Scherrer Souza possui 3,6 quilômetros de ciclovia.

O objetivo é ligar a ciclovia da avenida Eldes Scherrer com a da avenida Copacabana – que foi criada com a obra – e integrá-las com a ciclovia que segue para a avenida Talma Rodrigues Ribeiro.

Dessa forma, os cidadãos que utilizam bicicleta diariamente como meio de transporte poderão fazer o percurso com mais segurança e mobilidade.

Fonte: Prefeitura da Serra.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: