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Cidades

Rotativo e rodízio contra falta de vagas nas praias do ES

Estas são algumas das sugestões apontadas por especialistas para evitar superlotação e transtornos para estacionar veículos


Imagem ilustrativa da imagem Rotativo e rodízio contra falta de vagas nas praias do ES
Veículos estacionados em uma praça de Setiba e na Enseada Azul, em Guarapari. Turistas e moradores encontram dificuldade para achar vaga na cidade |  Foto: Roberta Bourguignon

Curtir uma praia faz parte dos planos de quem mora no Estado, bem como de turistas. Só que   conseguir uma vaga para estacionar    tem sido um verdadeiro desafio em muitos balneários. 

Mas será que existem soluções para evitar o problema? Especialistas ouvidos pela reportagem  de A Tribuna apontaram alternativas contra a falta de vagas, como  implantar estacionamento  rotativo e fazer rodízio de placas. 

Gesiane Silveira Pereira, professora do curso de Engenharia Civil da UVV, observa que a principal solução é restringir o acesso de veículos nas zonas turísticas. Ela reforça ainda que a tendência mundial é reduzir o uso do transporte individual.

 “Poderiam ser criadas nestas cidades as zonas de pedestres, com tráfego limitado a veículos autorizados que precisem acessar essas áreas, e bolsões de estacionamento fora destas zonas onde tivesse disponibilidade de área para tal”. 

Outra forma, segundo ela,  seria a instalação de estacionamentos rotativos, pedágio urbano para as áreas mais carregadas e adoção de tecnologia para implantação do estacionamento inteligente (sensores nas vagas e aplicativos que indiquem em tempo real onde há disponibilidade de vagas).

Palestrante, escritora e especialista em segurança e educação no trânsito, Roberta Torres diz  que nesse período  é natural que os balneários não comportem tantos veículos, a soma de moradores com turistas. 

“Há medidas como rotativo, para que ceda o espaço após um determinado tempo. Você acaba promovendo rotatividade nesse espaço. Porém, não adianta criar e não ter fiscalização”.

André Cerqueira, especialista em Trânsito  fala da dificuldade em estacionar.  “Eu como  bom capixaba, que gosta de pegar praia com a família,   tenho sentido na pele.  Guarapari está intransitável. Eu tenho casa em Manguinhos (Serra) e a gente não consegue entrar.  Jacaraípe, Nova Almeida, todas essas regiões estão intransitáveis”.

Para ele, uma das soluções é usar a tecnologia. “Essas áreas de estacionamento público poderiam ter sensores nas vagas para que as pessoas soubessem via aplicativo se existe disponibilidade ou não”.

AS SUGESTÕES

Restringir o acesso de veículos

> Para que isso aconteça, especialistas apontam algumas sugestões  para incentivar o  motorista a mudar de hábito e deixar o  carro em casa, a exemplo de: 

Transporte público

> Melhorar  e incentivar o uso do transporte público,  ampliando a oferta de ônibus  nos  balneários.

Caminhadas e  Bicicletas

> Incentivar as caminhadas e o uso de bikes, com investimento de melhoria na infraestrutura, como ciclovias e melhorias dos calçadões.

> Incentivo ao uso de veículos compartilhados (Uber, táxi, carona, entre outras opções).

Rodízio

> Nos locais de maior aglomeração,  especialistas sugerem rodízio,  por meio do final da placa do automóvel,  com previsão de multa para os motoristas infratores.   

Parquímetro

> O estacionamento rotativo é outra alternativa, com cobrança de valores, que variam conforme o tempo de  permanência no local.   

Sinalização

> Melhorar a sinalização vertical e horizontal para que os motoristas possam identificar exatamente os locais que devem estacionar, além de criar mais vagas e bolsões.

Terrenos baldios

> Proprietários de terrenos baldios poderiam preparar os espaços e cobrar valores classificados por especialistas como “justos” para que o motorista estacione com segurança. Para isso, o dono do terreno poderia  buscar parceria   com o município e pedir isenção ou redução de taxa, como IPTU.

Tecnologia

> Uso da tecnologia para implantação do estacionamento inteligente, por exemplo, com sensores nas vagas e aplicativos que indiquem em tempo real onde há disponibilidade de vagas de estacionamento. Isso evita que os motoristas fiquem circulando em locais onde não há mais vagas e prejudique ainda mais o fluxo de veículos.

Fiscalização

> Junto com as ações, especialistas dizem que é preciso fiscalização.

Fonte: Especialistas entrevistados.

O QUE DIZEM AS PREFEITURAS

Vitória

> Conta com 748 vagas, da Praça do Iate  até a Curva da Jurema, além dos estacionamentos na orla de Camburi. A novidade é que a Curva da Jurema passa por reestruturação, ganhando nova  sinalização horizontal e vertical para organizar o estacionamento, inclusive com horários para carga e descarga, além de  destinar vagas para  idosos e deficientes físicos.  As obras já começaram e ganham mais velocidade após o verão. 

Serra

> Promove ações para desestimular o uso de  veículos nas praias de Maguinhos,  Balneário de Carapebus e Praia de Carapebus, investindo, por exemplo, em placas de sinalização, dizendo que é proibido estacionar.

> Nova Almeida será contemplada com mais vagas, passando de cerca de 40 para 99. A ordem de serviço está prevista para março.

> Há projeto para pavimentar algumas ruas que margeiam o mar da  Praia de Carapebus, projeto que irá criar vagas. Jacaraípe  passa por projeto de revitalização, e a região Norte da orla deve ganhar mais vagas. 

Vila Velha

> Há um projeto de reestruturação de toda a orla, com sinalização e até criação de algumas vagas de estacionamentos em locais onde é viável. Há estudo para  implantar estacionamento rotativo entre a Praia da Costa e Itaparica, depois do Centro e da Glória. Mas, para isso, o município vai ouvir moradores e comerciantes. 

Anchieta

> Destinou novas áreas de estacionamento na Praia dos Castelhanos com a revitalização da orla. Nas demais praias é realizada fiscalização. O município pretende se reunir com os órgãos responsáveis para estudar novos meios para possibilitar mais áreas de estacionamento. 

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