X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Retorno do Gato de Botas aos cinemas do ES

O famoso e destemido herói felino volta à cena em uma aventura com muita comédia, magia e romance, abordando temas como adoção


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Retorno do Gato de Botas aos cinemas do ES
Primeira estreia do ano, a sequência chega com alta aprovação da crítica especializada. |  Foto: Divulgação

Mais de uma década após “Gato de Botas” (2011) encantar e divertir o público, o famoso e destemido herói felino está de volta às telonas para aquela que pode ser a sua última  aventura.

Primeira estreia do ano nos cinemas do Espírito Santo, a sequência regada a muita comédia, magia, reflexão e até romance chega com alta aprovação dos críticos.

A animação  tem agradado até mais que “Avatar 2”, levando em consideração a porcentagem de aprovação do novo longa no Rotten Tomatoes, site agregador de críticas de filmes e séries.

Em “Gato de Botas 2: O Último Pedido”, o protagonista finalmente percebe que sua paixão pela aventura teve um preço: por conta de seu gosto pelos riscos, ele queimou oito de suas nove vidas. 

Com apenas uma vida restante e tomado pelo medo de morrer, o personagem se enche de coragem para  encarar uma nova jornada para se manter vivo. Determinado, ele entrará na Floresta Negra para encontrar a mítica Estrela dos Desejos e restaurar todas as suas vidas perdidas.

Para atingir seu objetivo,  o felino vai precisar pedir a ajuda de  sua ex-parceira e inimiga, a cativante Kitty Pata Mansa, e de Perrito, um cachorro disfarçado de gato que é tagarela e simpático.

Juntos, eles precisam encontrar um mapa que está sob a posse do perigoso João Trombeta, um colecionador de artefatos mágicos e que também entra na corrida pela Estrela dos Desejos. Ainda estão na disputa  Cachinhos Dourados com Papai, Mamãe e Bebê Urso.

Temas

“Gato de Botas 2” se destaca por trazer uma “moral da história” e tratar de temas sérios de forma divertida, como morte, relacionamento e família adotiva.

“É muito ousado, na verdade, que um filme para jovens reflita sobre essas questões abertamente, de uma forma muito elegante e com muito cuidado também. Acho que é uma proposta bonita porque é bem feita. Fiquei surpreso que estávamos indo por esse caminho. Mas se há um personagem que pode fazer isso, é o Gato de Botas”, afirmou o ator  Antonio Banderas, que dá voz ao protagonista na versão original.

O brasileiro Wagner Moura também está no filme em inglês, interpretando o Lobo Mau, um aterrorizante caçador de recompensas. 

A direção da sequência é do americano Joel Crawford, que tem no currículo os filmes “Kung Fu Panda” (2008) e “Trolls - Dias de Festa” (2017).


CURIOSIDADES


Nove vidas?

No Brasil é comum falar que gato tem sete vidas para simbolizar a forte imunidade e a agilidade dos felinos mais queridos do mundo. A expressão vem da cultura árabe, que influenciou Portugal e chegou às terras tupiniquins. 

Entretanto, a história é outra nos Estados Unidos. Por lá, se diz que gatos possuem nove vidas, algo que também é resultado da colonização. Um antigo mito de povos ancestrais dos americanos refere-se a um gato que entrou numa casa com nove crianças e devorou nove peixes. 

Os pequenos morreram de fome e o felino por comer demais.  Chegando ao paraíso, o animal foi punido: precisaria morrer nove vezes até poder entrar. Portanto, por ser um filme norte-americano, a história de “Gato de Botas 2” é baseada nesta versão. 

“Grande mensagem”

O ator Wagner Moura foi escolhido para dar a voz ao personagem Lobo Mau, que aparece como um ceifador que pretende levar a última vida do protagonista. 

“É a primeira vez que faço a voz de um personagem em animação e me diverti muito. Amei o conceito desse filme, que é surpreendentemente existencial. Como o gato está na sua última vida, agora precisa aprender a vivê-la da maneira como todos nós vivemos. É uma grande mensagem!”, disse o brasileiro.

Dublagem nacional

O time que compõe o elenco de dublagem nacional da animação conta com Alexandre Moreno, dublador oficial do Gato de Botas desde o primeiro filme, mas também traz três estrelas da TV. São elas: Marcos Veras, que dá voz ao cão Perrito; Sérgio Malheiros interpreta o Bebê Urso; e  Giovanna Ewbank, que dubla a Cachinhos Dourados.

Mãe de Titi, Bless e Zyan, a mulher do ator  Bruno Gagliasso destaca a relevância de tratar sobre adoção no longa-metragem. “É muito importante que o cinema possa mostrar diversos tipos de famílias, para que as crianças vejam que existem vários modelos possíveis, que seja algo muito natural para todos”.


OUTRAS ESTREIAS


“A Brigada da Chefe”

Imagem ilustrativa da imagem Retorno do Gato de Botas aos cinemas do ES
|  Foto: Divulgação

O filme francês “A Brigada da Chefe” é uma das estreias do Cine Jardins, em Jardim da Penha, esta semana. A protagonista da produção é Cathy, uma teimosa chef de cozinha que está prestes a realizar o sonho de sua vida: abrir seu próprio restaurante. 

Nada sai como planejado e, enfrentando sérias dificuldades financeiras, ela acaba aceitando um emprego na cafeteria de um abrigo para jovens imigrantes. E, através de sua paixão pela culinária, ela começa a mudar a vida desses jovens.

“Emily”

Imagem ilustrativa da imagem Retorno do Gato de Botas aos cinemas do ES
|  Foto: Divulgação

Estrelada por Emma Mackey, atriz conhecida por seu trabalho na série “Sex Education”, o filme “Emily” também tem estreia apenas no Cine Jardins, em Jardim da Penha, e conta a história da mente por trás do clássico “O Morro dos Ventos Uivantes”. 

A trama apresenta a história real da rebelde escritora Emily Brontë, que, com apenas um livro publicado, se tornou uma das autoras mais famosas e respeitadas do mundo. 

Apesar de “O Morro dos Ventos Uivantes” ter vendido apenas duas cópias enquanto a escritora ainda era viva, a obra se tornou um dos maiores clássicos da literatura.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: