X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Resultado do Enem vai garantir vaga para 2.799 alunos na Ufes

No Estado, mais de 42 mil alunos aguardam a pontuação. Para tentar entrar na universidade federal, é preciso se inscrever no Sisu


Mais de 42 mil candidatos no Espírito Santo estavam aguardando ansiosamente pelo resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022, que saiu nesta quinta (09). Ao todo, são 2.799 vagas para 74 cursos na Universidade Federal do Espírito Santo via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O Ministério da Educação (MEC) antecipou a divulgação dos resultados da prova realizada em novembro do ano passado, pegando os candidatos de surpresa.

“Logo em seguida vem  a ansiedade, alguns estão com um pouco de medo do resultado e muitos com grande expectativa, pois a partir da nota é que se tem muitas confirmações”, afirma o coordenador de curso preparatório do Homero Massena, Diego Rodrigues.

Segundo o MEC, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, ainda não informou o horário de divulgação dos resultados no Portal do Participante, no site do Inep.

O Enem é a principal porta de entrada do ensino superior público e, com a sua nota, os participantes podem acessar essas vagas pelo Sisu. Para participar, o candidato precisa ter feito o Enem 2022, não ter zerado a redação e não ter participado do processo como treineiro.

As inscrições pelo Sisu começam no dia 16 e vão até o dia 24 de fevereiro. Os resultados sairão no dia 28. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site http://acessounico.mec.gov.br/sisu.

O estudante também pode usar a nota do Enem para conseguir vagas em programas como o Nossa Bolsa, do governo estadual, além do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), do governo federal.

Para a coordenadora do curso preparatório Madan, Mariana Monteiro, a expectativa está alta entre os candidatos. “A maioria espera bons resultados, acredita que recebeu uma boa preparação, mas até o resultado definitivo sair, o coração não acalma”.

A professora de  Redação do curso Português Sob Medida, Rayza Fontes, conta que muitos alunos estão aguardando o resultado de hoje para decidir o futuro.

“Há alunos que estão pedindo para segurar a vaga no cursinho e muitos nem estão estudando aguardando o resultado”.

Leia mais em:

Resultados do Enem 2022 já estão disponíveis. Veja como consultar nota

No lugar de celular, estudante prioriza aprendizado e prêmios

Preparo psicológico e muito estudo

Imagem ilustrativa da imagem Resultado do Enem vai garantir vaga para 2.799 alunos na Ufes
Carolina Brasil Fontes está com a expectativa alta para cursar Medicina. |  Foto: Leone Iglesias/AT

A estudante Carolina Brasil Fontes, de 18 anos, está tentando realizar o seu sonho de cursar Medicina em uma universidade federal. Ela está depositando toda a sua confiança no resultado desta quinta, visto que ela nem quis ver quantas questões acertou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Eu preferi não ver quantas questões acertei para ter a resposta mais completa da nota, além de não criar mais expectativa antes da hora e acabar não tendo uma informação exata do meu desempenho”.

De qualquer maneira, a expectativa de Carolina está alta. “Foram meses e meses de estudo. Tive uma preparação personalizada, tanto nas aulas, quanto psicologicamente. Estou acreditando bastante”.


SAIBA MAIS


Enem

Principal porta de entrada do ensino superior público, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é utilizada pelos candidatos para poderem acessar às vagas oferecidas por instituições públicas e privadas de ensino superior que consideram a nota da prova para selecionar alunos.

A nota individual de cada candidato que participou do Enem foi divulgada nesta quinta (09). 

Para acessar a nota, os candidatos devem entrar no Portal do Participante por meio do endereço https://enem.inep.gov.br/participante/#!/, utilizando o CPF e a senha cadastrados no site.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é atualmente a única forma de entrada em várias universidades espalhadas pelo Brasil, entre elas a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), utilizando a nota do Enem como critério de seleção.

Para participar, o candidato precisa ter feito o Enem 2022, não ter zerado a redação e não ter participado do processo como treineiro.

O período de inscrição para o Sisu será de 16 a 24 de fevereiro e o resultado será divulgado no dia 28.

Para se candidatar, o candidato deve acessar o site http://acessounico.mec.gov.br/sisu.

Ao todo, são 2.799 vagas para 74 cursos na Ufes via Sisu.

Ifes

No total, serão 1.985 vagas no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), sendo 1.869 para o primeiro semestre e outras 116 no segundo semestre.

O processo seletivo para ingresso no Ifes é feito por meio do Sisu, levando em consideração a nota do Enem.

Nossa Bolsa

Serão ofertadas  mil bolsas integrais em faculdades  e universidades privadas do Espírito Santo espalhadas em 15 cidades.

As vagas  ofertadas são para  54 cursos de  áreas  como Direito, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Odontologia, Psicologia, Engenharias e Publicidade e Propaganda.

A seleção será feita utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de quem fez a prova entre os anos de 2018 e 2022.

As inscrições para o processo seletivo são feitas por meio do portal www.nossabolsa.es.gov.br,  até o dia 14 de fevereiro, às 23h59.

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni), assim como o Nossa Bolsa, oferece bolsas em faculdades particulares no Estado.

As inscrições começam a partir do dia 28 de fevereiro e vão até 3 de março. A primeira chamada  acontece de 7 a 16 de março.

Em datas mais próximas à abertura das inscrições, o MEC vai divulgar a quantidade de vagas.

Fies

As inscrições para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) acontecem de 7 a 10 de março, com resultados no dia 14.

O MEC vai divulgar a quantidade de vagas quando estiver próximo da abertura de inscrições.

Fonte: MEC, Inep, Ifes e governo do Estado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: