Ressaca marinha atinge praias de Vila Velha
Previsão inicial de ressaca era para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo
Escute essa reportagem
As praias de Vila Velha, na Grande Vitória, foram atingidas por uma forte ressaca marinha na tarde do último domingo (19). A previsão inicial de ressaca na região sudeste era para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, pela passagem de uma frente fria e de um ciclone extratropical que se afasta em alto-mar na costa do Uruguai e da Argentina e causam ventos fortes sobre o oceano. No entanto, de acordo com informações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, este fenômeno no Espírito Santo resultou da combinação de ondas grandes, ventos intensos e marés de alta amplitude.
“Os ventos fortes provenientes de norte/nordeste acumularam uma quantidade significativa de água próxima à costa, gerando a chamada maré meteorológica. Diferentemente das marés comuns, que têm causas astronômicas, a maré meteorológica é uma variação no nível do mar de origem meteorológica. Este aumento no nível do mar amplificou o impacto das ondas nas praias, sendo especialmente pronunciado durante as marés astronômicas mais altas, conhecidas como maré grande ou maré de sizígia, marés essas que ocorrem nas luas nova e cheia, quando os efeitos lunares e solares atuando em conjunto, se reforçam uns aos outros, produzindo as maiores marés altas e as menores marés baixas”, informou o Incaper.
Previsão do tempo
Para essa semana a promessa é de sol entre nuvens em toda Grande Vitória, com ventos fracos e sem previsão de chuva. A temperatura mínima gira em torno de 19 °C e máxima de 33 °C.
Comentários