X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Ressaca marinha atinge praias de Vila Velha

Previsão inicial de ressaca era para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Ressaca marinha atinge praias de Vila Velha
Vista da orla da Praia de Itaparica |  Foto: Acervo AT

As praias de Vila Velha, na Grande Vitória, foram atingidas por uma forte ressaca marinha na tarde do último domingo (19). A previsão inicial de ressaca na região sudeste era para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, pela passagem de uma frente fria e de um ciclone extratropical que se afasta em alto-mar na costa do Uruguai e da Argentina e causam ventos fortes sobre o oceano. No entanto, de acordo com informações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, este fenômeno no Espírito Santo resultou da combinação de ondas grandes, ventos intensos e marés de alta amplitude.

“Os ventos fortes provenientes de norte/nordeste acumularam uma quantidade significativa de água próxima à costa, gerando a chamada maré meteorológica. Diferentemente das marés comuns, que têm causas astronômicas, a maré meteorológica é uma variação no nível do mar de origem meteorológica. Este aumento no nível do mar amplificou o impacto das ondas nas praias, sendo especialmente pronunciado durante as marés astronômicas mais altas, conhecidas como maré grande ou maré de sizígia, marés essas que ocorrem nas luas nova e cheia, quando os efeitos lunares e solares atuando em conjunto, se reforçam uns aos outros, produzindo as maiores marés altas e as menores marés baixas”, informou o Incaper.

Previsão do tempo

Para essa semana a promessa é de sol entre nuvens em toda Grande Vitória, com ventos fracos e sem previsão de chuva. A temperatura mínima gira em torno de 19 °C e máxima de 33 °C.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: