Turistas buscam por água em cemitério durante desabastecimento em Guarapari
Cesan atribui o problema a desvio ilegal de água e a furtos de cabos elétricos na região
A falta de água voltou a afetar moradores e turistas de Guarapari durante as festas de fim de ano. O problema, recorrente há décadas na alta temporada, se intensificou no período de Natal e Réveillon, principalmente na região Norte do município, onde estão localizadas as praias de Setiba e Santa Mônica.
No Centro, um grupo de pessoas chegou a se deslocar até o Cemitério São João Batista para buscar água com baldes. A cena foi registrada em vídeo e repercutiu nas redes sociais.
Na manhã desta segunda-feira, em entrevista à TV Tribuna/Band, o presidente da Cesan, Munir Abud, afirmou que o desabastecimento em Guarapari foi provocado por um desvio de água identificado na última terça-feira, na localidade de Cachoeirinha. “Nós identificamos lagos artificiais sendo abastecidos por água roubada”, disse.
Segundo ele, todo o bairro era abastecido por meio do chamado “gato”, o que levou a companhia a cortar o fornecimento no local. Munir Abud explicou ainda que a normalização do sistema leva alguns dias. “O sistema está em fase de normalização e até amanhã deve estar finalizado.”
Além de Guarapari, o roubo de cabos responsáveis pelo fornecimento de energia da Estação de Tratamento de Água de Ponta da Fruta, em Vila Velha, também provocou desabastecimento em alguns bairros. Diante da situação, a Cesan informou que precisou contratar segurança armada para garantir o funcionamento da unidade.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários