X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Três cidades do ES ficam entre as mais quentes do Brasil

Cidades de Alegre, Alfredo Chaves e Marilândia ocuparam, respectivamente, as primeiras posições no ranking de calor


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Três cidades do ES ficam entre as mais quentes do Brasil
Alegre atingiu 38,2 °C, liderando pela terceira vez em 2025 as medições de temperatura máxima no Brasil |  Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (14) o Espírito Santo voltou a ser destaque nacional ao registrar as três maiores temperaturas do país, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As cidades de Alegre, Alfredo Chaves e Marilândia ocuparam, respectivamente, as primeiras posições no ranking de calor.

Alegre, na região Sul do Estado, atingiu 38,2 °C, liderando pela terceira vez em 2025 as medições de temperatura máxima no Brasil. Além disso, registrou a menor umidade relativa do ar no país, com apenas 22%, evidenciando condições de clima seco.

Alfredo Chaves, na região Serrana, marcou 37,6 °C, enquanto Marilândia, no Noroeste capixaba, alcançou 37 °C, completando o pódio das temperaturas mais elevadas do dia.

A onda de calor que afeta grande parte do Brasil tem se manifestado com intensidade no Espírito Santo, impactando diversas regiões. As autoridades meteorológicas recomendam precauções, como hidratação constante, uso de roupas leves e proteção contra a exposição solar prolongada.

A previsão indica que as altas temperaturas persistirão nos próximos dias, exigindo atenção especial a grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos. A população deve acompanhar as atualizações meteorológicas e seguir as orientações das autoridades para minimizar os impactos do calor extremo.

De acordo com a meteorologista Dayse Suellen dos Santos Moraes, do Inmet, a onda de calor que atinge o Sul do país contribui para a elevação das temperaturas no Espírito Santo. No entanto, ela esclarece que o Estado não está enfrentando uma onda de calor, pois o fenômeno exige temperaturas 5 °C acima da média por pelo menos três dias consecutivos.

"A onda de calor é algo típico do verão. Desta vez, a tendência é que atinja mais o Rio de Janeiro. Apesar das altas temperaturas no Espírito Santo, o Estado não deve registrar uma onda de calor", finalizou a meteorologista.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: