Temporal causa alagamentos e derruba árvore em rodovia no Sul do ES
As ocorrências aconteceram em meio a um alerta ampliado de tempestade e granizo, válido para todo o Estado
Um forte temporal que atingiu cidades do interior do Estado provocou alagamentos, transtornos no trânsito e a queda de uma árvore sobre a BR-101 em diferentes regiões do Espírito Santo, na noite desta segunda-feira (02). As ocorrências aconteceram em meio a um alerta ampliado de tempestade e granizo, válido para todo o Estado até esta quarta-feira (4), conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em Iúna, na Região do Caparaó, uma chuva intensa de cerca de 15 minutos, registrada no início da noite de segunda-feira (2), foi suficiente para alagarem ruas e invadir casas, principalmente no Centro da cidade. De acordo com a Defesa Civil, o volume de chuva chegou a 67 milímetros, provocando acúmulo rápido de água nas vias. Em algumas residências, a água atingiu cerca de 20 centímetros de altura. Apesar do susto, não houve registro de feridos, desabrigados ou desalojados, e equipes da prefeitura realizaram a limpeza das ruas ainda na mesma noite.
No Sul do Estado, o temporal também trouxe transtornos para moradores de Rio Novo do Sul. A forte chuva derrubou uma árvore sobre a BR-101, exigindo a atuação de equipes para liberação da pista, além de causar alagamentos em diversas ruas da cidade, inclusive em áreas que não costumam registrar enchentes. Moradores relataram que a água chegou a voltar pelos ralos de casas, e houve ainda registro de deslizamento de terra com lama e pedras, sem vítimas. A Defesa Civil do município segue monitorando as áreas afetadas.
Diante do cenário, o Inmet ampliou o alerta de tempestade para todo o Espírito Santo, com previsão de chuvas intensas, rajadas de vento entre 60 e 100 km/h e possibilidade de granizo. Segundo o órgão, os volumes de chuva podem variar entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo chegar a 100 milímetros por dia, o que aumenta o risco de alagamentos, queda de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e deslizamentos de terra. A orientação é que a população evite áreas alagadas, não se abrigue debaixo de árvores durante temporais e acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193 em caso de emergência.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários