X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Roteiro de Fé: veja lista de igrejas mais antigas do ES

Reportagem de A Tribuna fez uma lista com os 17 templos históricos em atividade até hoje que estão abertos à visitação


Ouvir

Escute essa reportagem

Junto com os diferentes tipos de fé no Espírito Santo, existem grandes monumentos religiosos para suas celebrações.

Mesmo para quem não segue uma religião, ainda são lugares que vale a pena visitar, tanto pela beleza arquitetônica quanto pela riqueza histórica.

No Parque Histórico da Prainha, em Vila Velha, a Igreja do Rosário foi inaugurada em 1535 e é apontada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como o templo católico mais antigo em funcionamento.

Em Campinho, sede de Domingos Martins, a Igreja Luterana preserva várias histórias da imigração alemã e do protestantismo no Brasil. De acordo com a secretária de Turismo e Cultura do município, Dulciele Stein Suela, a igreja foi inaugurada em 1866 é o mais antigo templo protestante ornado com uma torre na América Latina.

Os primeiros imigrantes alemães chegaram à capital do Estado no dia 21 de dezembro de 1846. Permaneceram alguns dias em Vitória e, então, seguiram para a colônia de Santa Isabel, hoje distrito de Domingos Martins, onde se radicaram em 27 de janeiro de 1847.

“A igreja que está lá hoje foi inaugurada em 20 de maio de 1866. Assim, em 30 de janeiro de 1887, com grande festejo, foi inaugurada a torre e seus três sinos”, disse a secretária.

O Santuário Nacional São José de Anchieta, em Anchieta, também é um monumento histórico importante. De acordo com a historiadora Marta Garcia, em 1579, a pedido do padre José de Anchieta, os indígenas iniciaram o processo de construção da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, edificada com pedras, recifes e argamassa de areia, cal e óleo de baleia.

Anos após a sua inauguração, construções anexas foram feitas à igreja. “A igreja virou um complexo jesuítico e também abrigou a residência dos padres, enfermaria, oficinas, câmara municipal, cadeia pública e fórum. Hoje, milhares de devotos de São José de Anchieta vão ao Santuário”, afirmou a historiadora.

Imagem ilustrativa da imagem Roteiro de Fé: veja lista de igrejas mais antigas do ES
Ana Paula Meriguete e Victor Meriguete na Antiga Matriz Nossa Senhora da Conceição |  Foto: Acervo Pessoal

Comunhão e fidelidade

Foi na Antiga Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Guarapari, que a cantora Ana Paula Meriguete, 28 anos, e o empresário Victor Meriguete, 29, confirmaram o namoro e decidiram escolher o local para fazer fotos antes do casamento.

Para eles, a igreja representa comunhão e fidelidade. “A nossa história começou ali, nessa igreja tão cheia de Deus, por onde passou o São José de Anchieta, que alcançou aquilo que nós mais almejamos, a santidade. Escolhemos a Antiga Matriz para fazer nosso ensaio pré-casamento por ter sido o lugar onde nos encontrávamos nas missas das quintas à tarde para nos aproximarmos mais”, explica ela.

ROTEIRO DE FÉ

1 Igreja do Rosário

Onde: Rua Delmar Duarte, Prainha, Vila Velha.

É a mais antiga do Brasil em atividade, segundo a Secretaria de Estado do Turismo (Setur). Com sua construção iniciada em 1535, logo após a chegada de Vasco Fernandes Coutinho, sob a forma de capela, recebeu naquela época o acréscimo de uma nave maior e o nome de Igreja Santa Catarina, sendo posteriormente denominada de Igreja do Antiga Matriz Nos.

Imagem ilustrativa da imagem Roteiro de Fé: veja lista de igrejas mais antigas do ES
Capela de Santa Luzia |  Foto: Divulgação

2 Capela de Santa Luzia

Onde: Rua José Marcelino, Centro, Vitória.

É a edificação mais antiga de Vitória, construída no século XVI. Era a capela da antiga fazenda que deu origem à Vila de Vitória, fundada em 1551. A capela foi erguida no ano de 1537, sobre uma pedra, com fundações e alicerces em alvenaria de pedra argamassada, apoiadas diretamente e visíveis nas fachadas lateral e frontal.

Imagem ilustrativa da imagem Roteiro de Fé: veja lista de igrejas mais antigas do ES
Convento da Penha |  Foto: Divulgação

3 Convento da Penha

Onde: Rua Vasco Coutinho, Prainha, em Vila Velha.

Considerado o principal monumento religioso do Estado e símbolo de devoção a Nossa Senhora da Penha, o santuário foi construído pelos escravos, em 1558, em cima de um grande rochedo. Junto com a Igreja Nossa Senhora do Rosário, o Convento faz parte do Sítio Histórico da Prainha, em Vila Velha.

Imagem ilustrativa da imagem Roteiro de Fé: veja lista de igrejas mais antigas do ES
Santuário Nacional de São José de Anchieta |  Foto: Divulgação

4 Santuário Nacional de São José de Anchieta

Onde: Praça do Santuário, Centro, Anchieta.

Formado pela Igreja de Nossa Senhora da Assunção e a antiga residência do jesuíta, o Santuário é localizado em uma encosta do morro do Rio Benevente. A Igreja de Nossa Senhora da Assunção, o primeiro edifício, foi construída com pedra e cal no ano de 1579, pelo padre e indígenas.

5 Igreja dos Reis Magos

Onde: Centro, Nova Almeida, Serra.

Foi construída no período entre os anos 1580 e 1615, com a ajuda dos índios tupiniquins. Na época do tombamento, em 1943, a residência encontrava-se em estado de ruínas. Entre os anos de 1944 e 1945, o monumento sofreu uma grande obra de restauração.

6 Antiga Matriz Nossa Senhora da Conceição

Onde: Ladeira Salvador Souza, Centro, Guarapari.

Foi construída em 1585 também pelo padre José de Anchieta, no alto de uma colina. Esta igreja deu início ao povoamento de Guarapari, sendo marco da fundação da cidade. É tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio nacional. A igreja possui um grande acervo sacro, com peças do século XVIII.

7 Igreja Nossa Senhora de Belém

Onde: Rodovia Governador Mário Covas, Jucu, Viana.

Construída em 1780, pelo padre Torquato Martins de Araújo no alto de uma colina. A antiga igreja Nossa Senhora de Belém fazia parte de um conjunto de residências que formavam uma fazenda de açúcar e hoje só sobraram ruínas por causa de um incêndio. Segundo a Secult, outros fatores também afetaram a estrutura, como a construção da BR-101 e a caça a um suposto tesouro enterrado no interior do prédio.

8 Igreja Luterana

Onde: Praça Arthur Gerhardt, Centro, Domingos Martins.

Inaugurada em 1866, é a primeira igreja protestante do Brasil e da América Latina a ter uma torre. Conta com três sinos, que vieram da Alemanha transportados até o Vale da Estação de trem.

9 Matriz São Sebastião

Onde: Praça Adherbal Galvão, Centro, Afonso Cláudio.

No ano de 1887 foi inaugurada a primeira capela. Em setembro de 1899, dom João Batista Nery, primeiro bispo do Espírito Santo, assinou o Decreto Canônico, criando a paróquia. Até então uma capela, que no ano de 1945 deu-se início a construção de uma nova Igreja Matriz. A grandiosa construção durou quatro anos e foi inaugurada no ano de 1949.

10 Capela Sagrado Coração de Jesus

Onde: Biriricas, Domingos Martins.

Foi erguida em 1899 e o material usado subiu as montanhas em lombo de burros desde o bairro Formate, em Viana. No interior, abriga uma verdadeira obra de arte: o altar com a imagem do Sagrado Coração de Jesus, criada pelo senhor José Guizen.

11 Igreja da Sagrada Família

Onde: Distrito de Sagrada Família, Alfredo Chaves.

Foi construída em 1914, por descendentes de imigrantes italianos. A imagem da padroeira Sagrada Família foi trazida da França.

12 Igreja Matriz São João Batista

Onde: Rua Luís Carlos, Muqui.

A primeira Matriz foi inaugurada em 1917. Em 1936, a igreja católica da região deu início à construção de um novo prédio obedecendo o estilo bizantino.

13 Igreja Nossa Senhora de Fátima

Onde: Pedra Azul, Domingos Martins.

O sacrário do templo religioso é uma recordação da primeira igreja da comunidade, de 1920. Foi reinaugurada em 1997, diante do crescimento da comunidade, que necessitava de um espaço maior para a realização das celebrações.

Imagem ilustrativa da imagem Roteiro de Fé: veja lista de igrejas mais antigas do ES
Santuário-Basílica de Santo Antônio |  Foto: Douglas Schneider/AT

14 Santuário-Basílica de Santo Antônio

Onde: Rua Ludovico Pavoni, Santo Antônio, Vitória.

Uma das igrejas mais disputadas para cerimônias de casamento, o Santuário foi construído na década de 60 e é uma réplica de um templo italiano do século XVI consagrado a Maria, na cidade italiana de Todi. A altura do templo é de 37,74 metros.

Imagem ilustrativa da imagem Roteiro de Fé: veja lista de igrejas mais antigas do ES
Paróquia Nossa Senhora da Penha |  Foto: Divulgação

15 Paróquia Nossa Senhora da Penha

Onde: Avenida João Bley, Centro, Castelo.

Inaugurada em 1965, teve sua construção iniciada em 1950 e contou com ativa participação da população local, principalmente descendentes de imigrantes italianos. É palco para as missas e os tapetes da festa de Corpus Christi que acontece na cidade, um dos maiores eventos religiosos do Brasil.

16 Igreja Matriz Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças

Onde: Avenida 17 de Fevereiro, Santa Joana, Itaguaçu.

Inaugurada em 1953 com estilo neogótico, destaca-se pela exuberância dos vitrais, que adornam as janelas, pelo estilo de construção e duas torres de 48 metros de altura.

Imagem ilustrativa da imagem Roteiro de Fé: veja lista de igrejas mais antigas do ES
Catedral Metropolitana de Vitória |  Foto: Acervo/AT

17 Catedral Metropolitana de Vitória

Onde: Praça Dom Luís Scortegagna, Centro, Vitória.

A Catedral Metropolitana de Vitória começou a ser construída em 1920 e foi concluída em 1970. Quem fez o projeto inicial, foi Paulo Motta, entretanto, a ideia foi sendo modificada ao longo dos anos, recebendo colaboração de vários arquitetos e artistas. Em 1985, foi criada a Diocese do Espírito Santo e com a nomeação do primeiro bispo, Dom João Batista Correia Nery, a igreja recebeu o título de Catedral.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: