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Regional

Rotativo em Guarapari: sinalização é mantida e deixa motoristas confusos

Mesmo após o fim do contrato do serviço, aparelhos de cobrança seguem ativos nas ruas, o que pode gerar pagamentos indevidos


Imagem ilustrativa da imagem Rotativo em Guarapari: sinalização é mantida e deixa motoristas confusos
Parquímetros e sinalização do rotativo seguem mantidos nas ruas de Guarapari mesmo após rescisão do serviço |  Foto: Pedro Henrique Oliveira

Um mês após a Prefeitura de Guarapari decretar a rescisão do contrato do serviço de estacionamento rotativo com a empresa Rizzo Park, a sinalização e os equipamentos de cobrança continuam instalados em diversos pontos da cidade. A manutenção dos parquímetros e placas ligou o alerta dos motoristas.

“É uma situação que pode confundir as pessoas, já que a sinalização não foi devidamente retirada. Testei o QR Code nas placas e estão funcionando também, dando acesso ao sistema de cobrança”, disse o empresário Hamilton Garcia, de 62 anos.

Recentemente, a 4ª Subseção da OAB/ES, que representa a advocacia de Guarapari, Anchieta e Alfredo Chaves, se reuniu com o secretário municipal de Postura e Trânsito, Luiz Carlos Cardoso Filho, e com o procurador do Município, Américo Mignone, para tratar do assunto.

“Os equipamentos estão induzindo pessoas ao erro, principalmente porque algumas placas têm o QR Code para pagamento, e os turistas não têm conhecimento que o serviço foi suspenso. A prefeitura disse que iria notificar a empresa”, afirmou a presidente da 4ª Subseção da OAB/ES, Mônica Goulart.

O secretário Luiz Carlos Cardozo Filho esclareceu que a secretaria aguardará os prazos legais do processo e tomará as medidas a respeito da sinalização. Além da retirada das placas, a restituição dos créditos adquiridos pelos usuários antes da rescisão também foi pauta.

De acordo com Mônica, há uma orientação para que os usuários busquem o Procon para tentar reaver os valores. “Buscamos priorizar o diálogo e unir forças com todas as instituições, especialmente o município, pelo interesse coletivo. Essa orientação foi uma opção dada pelo procurador, tendo em vista que são valores pequenos e, possivelmente, o Procon poderia resolver”.

Procurado, o Procon Guarapari não retornou os questionamentos até o fechamento da edição. Já a Rizzo Park informou que aguarda a decisão final da Justiça sobre a rescisão do contrato, e que sem ela os materiais de sinalização não serão retirados. A empresa não esclareceu sobre a restituição dos créditos previamente adquiridos.

Entenda o caso

Prefeitura alega irregularidades

- Contrato rescindido

Após uma série de irregularidades apontadas pela Prefeitura de Guarapari e frequentes suspensões do serviço, o acordo de concessão do estacionamento rotativo da cidade com a Rizzo Park foi rescindido, de forma unilateral

Desde o último dia 19 de julho, o serviço de estacionamento rotativo não está mais em funcionamento na cidade e motoristas estão livres do pagamento.

- Impasse

A medida da Prefeitura foi dada como definitiva, apesar de a Rizzo afirmar que irá recorrer à Justiça para reverter a situação.

- Irregularidades

Entre as inadimplências apontadas estão a ausência de instalação de sensor de ocupação de vaga, a não adaptação das calçadas relativas a vagas especiais e a contratação de funcionários por empresa terceirizada sem autorização.

- Novo rotativo

Segundo o município, um novo formato do serviço está sendo avaliado para ser colocado em prática.

O órgão, porém, não deu detalhes nem prazo sobre como vai funcionar o novo modelo, mas até lá a cobrança do serviço na cidade está suspensa.

Fonte: Pesquisa AT.

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