X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Rotativo em Guarapari: sinalização é mantida e deixa motoristas confusos

Mesmo após o fim do contrato do serviço, aparelhos de cobrança seguem ativos nas ruas, o que pode gerar pagamentos indevidos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Rotativo em Guarapari: sinalização é mantida e deixa motoristas confusos
Parquímetros e sinalização do rotativo seguem mantidos nas ruas de Guarapari mesmo após rescisão do serviço |  Foto: Pedro Henrique Oliveira

Um mês após a Prefeitura de Guarapari decretar a rescisão do contrato do serviço de estacionamento rotativo com a empresa Rizzo Park, a sinalização e os equipamentos de cobrança continuam instalados em diversos pontos da cidade. A manutenção dos parquímetros e placas ligou o alerta dos motoristas.

“É uma situação que pode confundir as pessoas, já que a sinalização não foi devidamente retirada. Testei o QR Code nas placas e estão funcionando também, dando acesso ao sistema de cobrança”, disse o empresário Hamilton Garcia, de 62 anos.

Recentemente, a 4ª Subseção da OAB/ES, que representa a advocacia de Guarapari, Anchieta e Alfredo Chaves, se reuniu com o secretário municipal de Postura e Trânsito, Luiz Carlos Cardoso Filho, e com o procurador do Município, Américo Mignone, para tratar do assunto.

“Os equipamentos estão induzindo pessoas ao erro, principalmente porque algumas placas têm o QR Code para pagamento, e os turistas não têm conhecimento que o serviço foi suspenso. A prefeitura disse que iria notificar a empresa”, afirmou a presidente da 4ª Subseção da OAB/ES, Mônica Goulart.

O secretário Luiz Carlos Cardozo Filho esclareceu que a secretaria aguardará os prazos legais do processo e tomará as medidas a respeito da sinalização. Além da retirada das placas, a restituição dos créditos adquiridos pelos usuários antes da rescisão também foi pauta.

De acordo com Mônica, há uma orientação para que os usuários busquem o Procon para tentar reaver os valores. “Buscamos priorizar o diálogo e unir forças com todas as instituições, especialmente o município, pelo interesse coletivo. Essa orientação foi uma opção dada pelo procurador, tendo em vista que são valores pequenos e, possivelmente, o Procon poderia resolver”.

Procurado, o Procon Guarapari não retornou os questionamentos até o fechamento da edição. Já a Rizzo Park informou que aguarda a decisão final da Justiça sobre a rescisão do contrato, e que sem ela os materiais de sinalização não serão retirados. A empresa não esclareceu sobre a restituição dos créditos previamente adquiridos.

Entenda o caso

Prefeitura alega irregularidades

- Contrato rescindido

Após uma série de irregularidades apontadas pela Prefeitura de Guarapari e frequentes suspensões do serviço, o acordo de concessão do estacionamento rotativo da cidade com a Rizzo Park foi rescindido, de forma unilateral

Desde o último dia 19 de julho, o serviço de estacionamento rotativo não está mais em funcionamento na cidade e motoristas estão livres do pagamento.

- Impasse

A medida da Prefeitura foi dada como definitiva, apesar de a Rizzo afirmar que irá recorrer à Justiça para reverter a situação.

- Irregularidades

Entre as inadimplências apontadas estão a ausência de instalação de sensor de ocupação de vaga, a não adaptação das calçadas relativas a vagas especiais e a contratação de funcionários por empresa terceirizada sem autorização.

- Novo rotativo

Segundo o município, um novo formato do serviço está sendo avaliado para ser colocado em prática.

O órgão, porém, não deu detalhes nem prazo sobre como vai funcionar o novo modelo, mas até lá a cobrança do serviço na cidade está suspensa.

Fonte: Pesquisa AT.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: