Rio Itapemirim transborda e deixa 20 famílias desalojadas em Cachoeiro
Volume de água alcançou marca de 2,70 metros acima do nível normal
Escute essa reportagem
A Defesa Civil de Cachoeiro de Itapemirim registrou pontos de transbordo do Rio Itapemirim na tarde deste sábado deste sábado (23) nos distritos de Pacotuba e na região central da cidade. Até o momento, vinte famílias estão desalojadas.
Ainda segundo o órgão municipal, às 13h o volume de água estava na marca de 2,70 metros acima do nível normal, o que deixou o município em alerta. Também foram registrados pontos de alagamento e ocorrências de pessoas desalojadas na cidade e em distritos.
No distrito de Pacotuba, 20 famílias tiveram suas casas invadidas pela água e encontram-se em situação de desabrigo. Para acolher essas pessoas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) deslocou uma equipe ao ginásio do distrito.
"Além disso, o município também acompanha a situação em outras regiões próximas ao rio, como o distrito de Coutinho e pontos do bairro Coronel Borges. A Defesa Civil orienta que a população desses locais fique atenta ao volume do rio, acione o órgão em caso de emergências e busque um local seguro", informou a prefeitura.
O sistema é da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), que captou informações a partir das Estações Hidrológicas já existentes (sistema elétrico), e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), além das outras três instaladas na bacia do Itapemirim, o que permite monitorar os principais pontos de contribuições do rio.
Veja vídeos de como ficou a situação na região:
Comentários