X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Recorde com fogueira gigante em São João no Sul do ES

Com 26 metros de altura, ela foi erguida com a utilização de 18 toneladas de madeira em comunidade de Rio Novo do Sul


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Recorde com fogueira gigante em São João no Sul do ES
Fogueira levou 30 dias para ser construída e será acesa durante festa |  Foto: Clóvis Rangel

Já é tradição: há 11 anos, o agricultor José Carlos Fachim, de 75 anos, junta madeira, monta e acende uma fogueira gigante que ilumina a festa em homenagem a São João da comunidade de Cachoeirinha, em Rio Novo do Sul, que este ano acontece entre este sábado (22) e segunda-feira (24).

A cada edição, uma coisa chama atenção dos visitantes: o tamanho da fogueira. Neste ano, a estrutura terá, aproximadamente, 26 metros de altura, com a utilização de 18 toneladas de madeira, e é considerada o maior do Estado.

Para fazer uma fogueira deste tamanho, José Carlos revelou que conta com a ajuda de seis pessoas que colocaram, literalmente, mãos à obra durante 30 dias.

“Dependendo do dia, a gente trabalha cerca de seis, oito horas. Para fazer a fogueira, é necessário uma série de ferramentas e dá muito trabalho”, disse ele. De acordo com o agricultor, a paixão pelas fogueiras começou na infância e ele passou a fazê-las para que a comunidade de Cachoeirinha, onde mora e que tem São João como padroeiro, também crescesse.

“A fogueira gigante atrai as pessoas. A primeira que eu fiz tinha seis metros de altura. Aí todo ano eu comecei a aumentar um pouquinho”. Apesar do trabalho, ele destacou que fica orgulhoso quando vê sua criação pronta.

“É o que eu mais gosto. Eu sou devoto de São João e de vários outros santos. Eu tinha comentado que ia ser o último ano que faria a fogueira, mas vamos ver o que vai ser ano que vem”, afirmou.

Filha de José Carlos, Clarice Peruggia Fachim explicou que toda a comunidade de Cachoeirinha apoia a tradição do pai na festa.

“A primeira fogueira tinha cerca de sete metros de altura. A segunda atingiu 10. Nos anos seguintes, mediram 12, 14, 16, 18 metros. Já teve um ano que chegou a 21 metros, mas, em 2022, ele reduziu novamente para 18”, contou.

A fogueira gigante será acesa durante a Festa de São João Batista, que tem início hoje e segue até segunda-feira, com sorteios, praça de alimentação e shows regionais na área de eventos da comunidade.

Imagem ilustrativa da imagem Recorde com fogueira gigante em São João no Sul do ES
José Carlos Fachim, de 75 anos, faz as fogueiras há 11 anos para homenagear São João na comunidade de Cachoeirinha |  Foto: Clóvis Rangel

SERVIÇO

11ª Festa de São João Batista

Onde: Área de eventos de Cachoeirinha, Rio Novo do Sul.

Quando: De hoje a segunda-feira.

Entrada franca.

Programação

Neste sábado (22): Celebração às 18h30, sorteio às 21h, show com Roni Costa às 22h e quadrilha e acendimento da fogueira gigante às 23h.

Domingo (23): Celebração às 18h.

Segunda (24): Celebração às 18h.

Fonte: Comunidade de Cachoeirinha.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: