Quiosques e novo calçadão: as novidades no turismo de Anchieta para o Verão
Revitalização nos balneários de Ubu e Parati prometem impulsionar o turismo e a economia do litoral Sul do ES
Escute essa reportagem
Os balneários de Ubu e Parati, em Anchieta, estão passando por grandes transformações. De acordo com o prefeito Fabrício Petri, as obras são para modernizar as orlas e impulsionar o turismo e a economia local.
São duas regiões de Anchieta que estão prestes a ganhar novos espaços de lazer, segurança e infraestrutura, com calçadão, parquinho e quiosques.
A revitalização da orla de Ubu está em pleno andamento, com previsão de conclusão para o final de 2025. O projeto, que abrange uma área total de 13 mil metros quadrados, conta com investimento de aproximadamente R$ 20 milhões, viabilizados com apoio do governo do Espírito Santo.
Entre as melhorias previstas, estão a construção de 10 novos quiosques, cinco módulos de banheiros com acessibilidade e fraldários, além de parquinhos e novos espaços de lazer.
A infraestrutura também incluirá a pavimentação entre o trevo de Ubu e a praia, drenagem, paisagismo e a recuperação da restinga, que vão ajudar a melhorar a qualidade do ambiente e a garantir mais conforto para quem visita o local.
“Com esses investimentos, Ubu se tornará um destino ainda mais atrativo, com estrutura de ponta para quem deseja aproveitar o melhor da nossa orla”, afirmou o prefeito de Anchieta, Fabrício Petri.
Além disso, a obra no Sul do Estado vai integrar a praça do trevo de Ubu ao projeto de urbanização da orla, criando uma área de passeio mais ampla e conectada.
O prazo de execução das obras é de 20 meses, com previsão de término para o primeiro semestre de 2026. A empresa RR Costa é responsável pela execução da obra.
Em Parati, estão em obras a reestruturação do calçadão e a instalação de decks de madeira, além da recuperação das rampas e escadas de concreto.
A reforma do calçadão vai abranger 723 metros quadrados, enquanto os decks vão somar 275 metros quadrados. A iluminação também será ampliada com a instalação de 17 postes de LED, garantindo mais segurança e um visual mais moderno à orla.
Outra novidade será a instalação de guarda-corpos metálicos e de madeira de lei, que somam aproximadamente 75 metros de guarda-corpo metálico e 59 metros quadrados de madeira.
A obra está sendo executada pela empresa SP Engenharia LTDA e tem um valor de investimento de R$ 536 mil, com previsão de conclusão em 150 dias.
Conexão de balneários revitalizada
Outra importante obra na comunidade de Anchieta, no litoral Sul do Espírito Santo, é a revitalização da via Biboca, que conecta os balneários de Ubu e Parati.
A via passará a contar com passarelas de madeira, decks, bancos de madeira, iluminação e guarda-corpos de inox, garantindo, segundo o prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, mais segurança e conforto para quem transita entre os dois pontos turísticos.
“Com essas melhorias, a conexão entre os balneários será ainda mais valorizada, oferecendo uma experiência única para quem percorre o trajeto”, completa o prefeito Fabrício Petri.
Além das intervenções nas orlas, o governo do Estado está investindo na ampliação da capacidade do reservatório de Iriri e na construção de uma nova adutora para o município, ações que irão melhorar a segurança hídrica e beneficiar a população em diversas áreas.
“Essas transformações na infraestrutura de Anchieta são fundamentais para atrair mais turistas e fortalecer a economia local, criando um ambiente ainda mais seguro e agradável para todos”, ressaltou o governador Renato Casagrande, quando esteve no município para anunciar os investimentos.
Comentários