Queijos capixabas vencem prêmio nacional
Conquistas colocam o ES em evidência no cenário da produção queijeira artesanal e impulsionam o turismo de experiência
Escute essa reportagem

O Espírito Santo conquistou reconhecimento nacional no Prêmio Queijo Brasil com a premiação de queijos artesanais produzidos em Domingos Martins, João Neiva, Cachoeiro de Itapemirim e Marechal Floriano.
As conquistas colocam o Estado em evidência no cenário da produção queijeira artesanal de excelência. No total, cinco empresas ganharam medalhas no evento que aconteceu em Santa Catarina, no último dia 10.
Entre os destaques estão a Queijos Calvi, de Cachoeiro de Itapemirim, e a Queijaria Pedrazul, de Domingos Martins, eleitas as melhores do Brasil em suas categorias.
A Queijaria Vila Veneto, de João Neiva, também brilhou ao conquistar medalha de ouro com o queijo tipo Morbier, além de duas medalhas de prata, com o doce de leite artesanal e o queijo tipo Asiago Witmarsum. A empresa também foi reconhecida como a melhor do Espírito Santo no segmento, segundo os jurados da competição.
Para o proprietário da Vila Veneto, Roberto Cuzini, de 41 anos, o reconhecimento é fruto de um trabalho que valoriza o processo artesanal. “É o resultado de muita dedicação e respeito pelo processo artesanal. O prêmio não é só nosso, é da cultura queijeira capixaba”, destacou.
Renata Ravani, de 40 anos, esposa de Roberto, que também está à frente da produção, reforçou a importância da visibilidade para os pequenos produtores.
“Nosso queijo carrega história e identidade. Ser reconhecido entre os melhores do País é a prova de que o artesanal tem espaço e qualidade”, afirmou.
Para o secretário de Estado de Turismo, Victor Coelho, a premiação reflete o potencial do Espírito Santo de unir cultura, gastronomia e turismo.
“Essas conquistas mostram que o Espírito Santo tem muito a oferecer, não apenas em paisagens, mas em experiências completas. A produção de queijo artesanal de qualidade, reconhecida em todo o Brasil, é uma oportunidade de conectar turismo, cultura e desenvolvimento regional”.
Coelho explicou que o governo do Estado tem atuado em ações para integrar produtos como o queijo artesanal aos roteiros turísticos capixabas.
“Com iniciativas como a promoção de experiências gastronômicas regionais, apoio à estruturação de rotas temáticas e divulgação de produtos premiados, buscamos fortalecer o turismo regional e impulsionar a economia”.
Premiados
Medalhas de Ouro
Queijo Morbier, da Vila Veneto (João Neiva);
Boursin Erve de Provence, da Queijaria Pedrazul (Domingos Martins);
Queijo Minas Meia Cura Calvi, da Calvi Laticínios (Cachoeiro de Itapemirim).
Medalhas de prata
Boursin Lemon e Boursin Alecrim, da Queijaria Pedrazul;
Queijo Asiago e doce de leite, da Vila Veneto;
Queijo Coalho, do Sítio Hollunder (Marechal Floriano);
Imperial Intense, da Queijaria Giacomin (João Neiva);
Medalhas de Bronze
Doce de Leite, do Sítio Hollunder;
Queijo Montanhês Artesanal, da Queijaria Giacomin (João Neiva);
Queijo Capixaba Gourmet, da Queijaria Giacomin.
Fonte: Secretaria de Estado do Turismo.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários