Prédio de 1913 ganha até elevadores após reforma no ES
O Palácio Bernardino Monteiro, em Cachoeiro, também conta agora com rampas e banheiros acessíveis
Escute essa reportagem
As obras em um dos edifícios históricos mais importantes de Cachoeiro de Itapemirim, o Palácio Bernardino Monteiro, terminaram este mês.
Agora, o local, que foi inaugurado em 1913, conta com elevadores, climatizadores, novo telhado, rampas e banheiros acessíveis.
Foi realizada também a acessibilidade nos dois pavimentos do imóvel para pessoas deficientes ou com mobilidade reduzida, além da melhoria de instalações elétricas e hidrossanitárias, e a inclusão de sistema de prevenção e combate a incêndio e pânico.
Para isso, foram investidos R$ 2,84 milhões pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). Os serviços no espaço foram iniciados em março de 2022.
“Cachoeiro sempre foi conhecido e reconhecido como berço da cultura capixaba. Quando a pessoa se interessa pela cultura, também cultiva um ambiente de paz. Acredito que Rubem Braga, Newton Braga e Sérgio Sampaio, grandes nomes da cultura cachoeirense e capixaba, estariam felizes com o restauro”, disse o governador do Estado, Renato Casagrande.
De acordo com informações da Secult, o Palácio Bernardino Monteiro, que já foi sede da prefeitura municipal, vai abrigar a Biblioteca Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva, o Arquivo Público Municipal de Cultura Evandro Moreira, a Academia Cachoeirense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico local, além de outros espaços culturais.
O imóvel se tornará um centro cultural multifuncional, promovendo o encontro de pessoas, atividades culturais, exposições e o resgate da memória local. O prédio é tombado pelo Conselho Estadual de Cultura.
Também foi assinada a ordem de serviço para a reforma e ampliação do Teatro Municipal Rubem Braga. Serão investidos R$ 3,5 milhões por meio do governo do Estado.
O local está fechado desde janeiro de 2020, quando uma enchente atingiu o imóvel. Na ocasião, as águas do rio Itapemirim danificaram as cadeiras da plateia e os equipamentos, tornando de extrema importância a reforma do espaço.
Saiba mais
Palácio Bernardino Monteiro
Fica localizado na rua 25 de Março, 28, Centro, Cachoeiro.
O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Entrada franca.
Agendamento: (28) 3155-5317.
- Espaços culturais no palácio
Biblioteca Pública Major Walter dos Santos Paiva.
Espaço de Leitura Marco Antônio de Carvalho.
Espaço de Pesquisa Neuza Maria dos Santos.
Arquivo Público Municipal de Cultura – Sala Evandro Moreira.
Sede administrativa da Secretaria de Cultura e Turismo – Sala Carlos Roberto de Souza.
Galeria de exposição permanente Dedé Caiano.
Galeria de exposição permanente Luz Del Fuego.
Sala de oficina 1 – José de Lourdes Calixto.
Sala de oficina 2 – Mestre Fulica Carlito Gomes.
Auditório Marília Villela de Medeiros Mignoni.
Sala Manoel Gonçalves Maciel.
Academia Cachoeirense de Letras.
Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim.
Sala da Imprensa Cachoeirense Higner Mansur.
Sala da Subsecretaria de Turismo de Cachoeiro de Itapemirim Rogério Franzote.
Fonte: Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.
Comentários