X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Onze escolas fechadas em Itapemirim a partir de 2024

Segundo a prefeitura, a decisão foi tomada pelo Tribunal de Contas do Estado após a identificação de uma infraestrutura precária


Imagem ilustrativa da imagem Onze escolas fechadas em Itapemirim a partir de 2024
Segundo a prefeitura, a decisão foi tomada pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES) |  Foto: Divulgação/Prefeitura de Itapemirim

A Prefeitura de Itapemirim, na região Sul do Estado, anunciou a paralisação de 11 escolas rurais no município a partir de 2024. Pelo menos mil alunos serão afetados.

Segundo a prefeitura, a decisão foi tomada pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES) após identificação de “uma infraestrutura precarizada nas escolas”, e os alunos serão redistribuídos para outras unidades.

“Percebeu-se uma estrutura precarizada e uma falta de atendimento ao que é estabelecido para o funcionamento de uma escola. A gente tinha sala de aula com alunos, freezer, geladeira, material pedagógico, tudo no mesmo espaço. Então, a gente percebe que está faltando o básico para a criança receber a educação de qualidade”, detalhou o secretário de Educação do município, Rafael Perim.

Serão paralisadas as escolas rurais de Caxeta, Piabanha do Norte, Pedra Branca, Brejo Grande do Sul, Afonsos, Portal de Paineiras, Barbados, Irmãos Kennedy, Retiro, Fazenda Velha e Santa Helena.

Ainda segundo a prefeitura, a decisão foi tomada pelo TCES, por meio de um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG).

A audiência para discutir o termo também contou com representantes do Ministério Público de Contas do Espírito Santo (MPC-ES), governo do Estado, Secretaria de Estado de Educação e Secretaria Municipal de Educação.

“A partir de 2024, a oferta de algumas escolas será realizada em outras instituições que comportam os alunos e que têm uma infraestrutura eficaz para receber todo o ensino pedagógico que as nossas crianças merecem”, ressaltou Perim.

“Esse ajuste aconteceu com todos os municípios. Todos eles foram convocados a participar dessa audiência a fim de ajustar o atendimento da rede estadual e rede municipal”, complementou.

Ainda conforme o secretário, na tarde da última terça-feira a prefeitura comunicou a decisão ao Conselho de Educação do município.

“Asseguramos aos pais que todos esses alunos terão acesso à escola e ao transporte escolar. A partir do ano que vem a gente passa a atender em 36 unidades. Todos os alunos serão assistidos”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: