X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Bancos de areia mudam cenário do Rio Doce

Por conta do longo período sem chuvas e da ocupação irregular, o nível da água está baixo na extensão que fica em Colatina


Imagem ilustrativa da imagem Bancos de areia mudam cenário do Rio Doce
Bancos de areia no rio em Colatina: Comitê da Bacia do Rio Doce já tem vários projetos de reflorestamento das matas ciliares, que ficam nas margens |  Foto: Divulgação/Prefeitura de Colatina

Com o nível de água baixo por conta do avanço do período sem chuvas, bancos de areia mudaram o cenário daquele que é considerado a maior bacia hidrográfica do Espírito Santo: o rio Doce, em Colatina, Norte do Estado.

De acordo com o coordenador de Hidrologia, Informação e Pesquisa da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Luiz Aquino, além da falta de chuvas, outros fatores contribuem para o atual estado do rio.

“Numa bacia hidrográfica igual a do rio Doce, temos dois fatores: o humano e o natural. À medida que o homem foi ocupando os leitos dos rios, não adotando medidas para proteger o solo e desmatando, foi gerando assoreamento. Além disso, ultimamente estamos vendo enchentes, que levam toneladas de terra e barro para os rios”.

Ainda segundo o coordenador, até a abertura de estradas de chão intensifica a formação de bancos de areia dentro dos rios. “Elas têm de ter caixas secas, um sistema para que a areia não vá direto para dentro do rio”.

Luiz Aquino ressaltou que os comitês das bacias hidrográficas já desenvolvem e fomentam projetos para frear o assoreamento. “Temos comitês atuantes nessas questões do assoreamento. O próprio Comitê da Bacia do Rio Doce já tem vários projetos de reflorestamento das matas ciliares e muitos outros”.

No rio Doce, em Colatina, é captada a água que chega às casas de mais de 100 mil moradores do município. Segundo a prefeitura, os bancos de areia ainda não prejudicaram o abastecimento, mas há um trabalho para a preservação e fiscalização do uso do solo.

Em nota, a prefeitura disse que age na fiscalização e no controle de possíveis danos ambientais nas Áreas de Preservação Permanente e coloca caixas secas na revitalização de estradas rurais.

Também no Norte do Estado, Linhares apresenta pontos de assoreamento no rio Doce. O avanço dos bancos de areia está relacionado ao longo período de estiagem.

Levantamentos meteorológicos realizados pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) mostraram que o período mais crítico vai de maio a setembro.

Verba para desassorear bacia do rio é de R$ 120 milhões

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) revelou que tem realizado investimentos voltados à recomposição de áreas, por meio do projeto Rio Vivo, que está investindo R$ 120 milhões ao longo da bacia.

Segundo o CBH-Doce, a iniciativa tem como referência os programas desenvolvidos pelos comitês, que visam cercamento de nascentes, controle de sedimentos, construção de fossas sépticas e barraginhas.

Presidente do CBH-Doce, Flamínio Guerra destaca que a região tem uma área inserida no bioma de Mata Atlântica, um dos mais importantes e ameaçados do mundo.

“Nesse contexto, o Rio Vivo auxilia na recuperação de áreas degradadas, na conservação de nascentes e no tratamento de esgoto rural, pois são ações que ajudam a termos a água em maior qualidade e quantidade”.

Ainda de acordo com ele, o Rio Vivo é financiado pela cobrança pelo uso da água, instrumento econômico de gestão das águas que tem o objetivo de incentivar o uso racional e gerar recursos financeiros para investimentos na recuperação e preservação dos mananciais.

No total,  71 municípios, definidos pelos  comitês  de rios afluentes mineiros e capixabas, recebem o programa. O CBH-Doce divulgou que está com a licitação para a contratação de empresa especializada na implementação de projetos hidroambientais  na parte capixaba da bacia. Ao todo, com recursos do CBH-Doce, serão realizadas mais de 600 intervenções.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: