Obra para conter ladeira e evitar deslizamentos é entregue em São Mateus
Ladeira do Besouro sofreu deslizamentos em 2022 e causou prejuízos a moradores
A cidade de São Mateus, no Norte do Estado, recebeu, nesta quinta-feira (20), a entrega das obras de contenção da Ladeira do Besouro, área da cidade que sofreu deslizamentos e causou prejuízos a mais de 100 moradores em 2022. A obra, que construiu três muros de contenção, teve como objetivo reduzir os riscos de novos deslizamentos no local.
A estrutura construída, equivalente a altura de um prédio de sete andares, vai beneficiar três mil moradores do município, direta e indiretamente.
Para a contenção, foram construídos três grandes muros de contenção do tipo gabião, utilizando 95 toneladas de pedras, além de material geotêxtil. Os muros têm até oito metros de altura, o que no total, corresponde a uma estrutura que equivale a um prédio de sete andares. A técnica de gabião permite replantio da vegetação, reduz velocidade da água e evita o uso de concreto.
“Com a obra, sob a liderança do governador Renato Casagrande e do vice-governador, Ricardo Ferraço, reduzimos o risco de deslizamentos na encosta do morro e dessa forma protegemos vidas e bens patrimoniais da população. Outro benefício é a prevenção do assoreamento do Rio Cricaré”, diz a secretária titular da SEG.
Deslizamentos
Em 2022, a Ladeira do Besouro sofreu deslizamentos provocados por fortes chuvas, levando a interdição de 50 casas e fazendo com que mais de 100 pessoas precisassem sair às pressas de suas residências. A área foi classificada pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) com risco muito alto para deslizamento de solo.
Investimento
O investimento supera R$ 51 milhões, valor repassado pela Administração Estadual à prefeitura do município, por meio do Fundo Cidades-Adaptação Adaptação às Mudanças Climáticas.
Criado em 2023, o Fundo Cidades-Adaptação às Mudanças Climáticas já garantiu recursos, provenientes do caixa do tesouro do Estado, que totalizam aproximadamente R$ 600 milhões destinados a projetos estruturantes e obras de prevenção e redução do impacto dos efeitos do clima (chuva em excesso e escassez hídrica) em municípios de todas as regiões do Estado. Entre as obras estão, por exemplo, muros de arrimo, contenção de encostas, construção de barragens, macrodrenagem, drenagem e pavimentação de vias.
Comentários