Novo visual em três igrejas centenárias do Espírito Santo
Templos católicos, todos da região Sul do Estado, vão ser restaurados a partir de março, com verba de R$ 1,6 milhão
Escute essa reportagem
Três igrejas centenárias no Sul do Estado serão restauradas neste ano. Ao todo, R$ 1.629.209,00, provenientes de verba parlamentar, serão destinados aos trabalhos na Igreja de Nossa Senhora das Neves, em Presidente Kennedy; Igreja Nossa Senhora do Amparo, em Itapemirim; e Igreja São Pedro de Alcântara, em Mimoso do Sul, dentro do Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana.
O serviço vai ocorrer por meio de uma parceria da Cáritas da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Além das intervenções para melhorias dos templos católicos, grupos que deixam viva a tradição de Folia de Reis irão receber um incentivo financeiro e ainda vão se apresentar nas igrejas dos municípios contemplados ao final dos trabalhos.
Para a reforma ocorrer, o Iphan firmou um termo de colaboração junto com a Cáritas da Diocese de Cachoeiro. O órgão explicou que todas as edificações são tombadas na esfera estadual pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC).
As intervenções, segundo Padre Evaldo Ferreira, vigário episcopal para ação social, incluem pintura, retirada de infiltrações, conserto de telhado, reparo de um sino e até sistema de proteção contra raios.
“Os trabalhos começam em março de 2024 e duram um ano. O objetivo é que com o restauro se mantenha viva a história de um povo e de um País, pois são igrejas centenárias, mostrando para as futuras gerações a importância”, destacou o vigário.
De acordo com informações da Cáritas da Diocese, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, em Vila de Itapemirim, foi concluída em 1855. A Igreja de Nossa Senhora das Neves se localiza em Muribeca, Presidente Kennedy, e foi erguida em 1694. Já a igreja de São Pedro de Alcântara fica no distrito de São Pedro de Itabapoana e foi construída entre 1855 e 1879.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários