X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Mais de mil ônibus com turistas chegam a Guarapari

Visitantes de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e até do Pará estão no Espírito Santo para curtir os primeiros dias do ano novo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Mais de mil ônibus com turistas chegam a Guarapari
Roseane e Ana Vitória vieram do Pará acompanhadas de Flávio, Tatiana, Helena e Valdeque, de Minas Gerais |  Foto: Roberta Bourguignon

Em menos de uma semana, mais de 1.000 ônibus, com cerca de 50 mil turistas, chegaram de viagem para curtir a virada de ano em Guarapari, com turistas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e até do Pará.

A psicóloga Roseane Oliveira, de 38 anos, e Ana Vitória, de 18, saíram do Pará para passar o Réveillon em Guarapari pela 1ª vez.

Elas viajaram ao lado da família de amigos de Minas Gerais, o advogado Flávio Santos, 45 anos, a psicóloga Tatiana Siabra, 41, Helena, 9 — que trouxe até a prancha de bodyboard no ônibus —, e o técnico de operações Valdeque Lima, 63.

“Vai ser a primeira vez da Ana Vitória em uma praia, e minha primeira vez em Guarapari também. A ansiedade é tanta que eu quase dirigi o ônibus. Primeiro viemos para Minas Gerais, onde ficamos uma semana na casa dos nossos amigos Flávio e Tatiana, e agora estamos chegando aqui. Vamos ficar hospedados no apartamento de um amigo”, conta Roseane.

Flávio e a família estão vindo pela quinta vez ao Réveillon de Guarapari, que ele disse ser tão bom que sempre volta.

O presidente da Associação de Hotéis e Turismo de Guarapari (AHTG), Fernando Otávio, destaca que, embora o grande fluxo de visitantes seja bom, a cidade carece de infraestrutura e planejamento para gerenciar a movimentação.

“Guarapari tem orgulho de receber visitantes e acredita que todo turista é bem-vindo. No entanto, essa grande movimentação traz desafios que precisamos enfrentar para garantir uma experiência de qualidade”, afirma.

A falta de controle sobre os ônibus de excursão é um dos principais problemas, aponta Fernando. Muitos chegam sem informações claras sobre os destinos dos turistas e acabam estacionando em vias públicas ou terrenos irregulares, causando transtornos no trânsito. “O que vemos é uma movimentação desorganizada, criando caos no trânsito e prejudicando turistas e moradores”, alerta.

Fernando Otávio sugere que Guarapari adote um modelo como o de outros destinos turísticos organizados, como Búzios e Porto Seguro. Nesses locais, os ônibus são cadastrados previamente, pagam taxas e estacionam de maneira regulamentada. “Precisamos seguir esse exemplo, com cadastramento prévio e cobrança de taxas para garantir a infraestrutura necessária”, afirma.

Você sabia?

Apelidada de Cidade Saúde, Guarapari é um dos destinos mais badalados durante esta época do ano no litoral do Espírito Santo.

O município, que faz parte da Grande Vitória e fica a cerca de 50 quilômetros da capital capixaba, possui mais de 50 praias, atraindo visitantes de vários estados brasileiros.

Virada com amigos

Imagem ilustrativa da imagem Mais de mil ônibus com turistas chegam a Guarapari
Maria Eduarda Sampaio veio de Belo Horizonte |  Foto: Roberta Bourguignon

A universitária Maria Eduarda Sampaio, de 20 anos, chegou de Belo Horizonte na manhã de terça-feira (31) , depois de 11 horas de viagem, para curtir o Réveillon de Guarapari pela primeira vez.

A jovem veio sozinha para encontrar com os amigos, também mineiros.

“O pai de um amigo tem apartamento aqui, e viemos curtir juntos o Réveillon na cidade. É a minha primeira vez em Guarapari, e a expectativa é grande, já que todos os mineiros que conhecem a cidade elogiam as praias e a virada de ano aqui. Vou passar na Praia do Morro”, conta ela.

Expectativa alta

Imagem ilustrativa da imagem Mais de mil ônibus com turistas chegam a Guarapari
Eduarda Avelina e Fabiano Moreira vão para a Praia do Morro |  Foto: Roberta Bourguignon

A veterinária Eduarda Avelina, de 31 anos, e o namorado, o empresário Fabiano Moreira, 36, chegaram no ônibus de Belo Horizonte, e vão direto para a Praia do Morro, onde amigos também os aguardam em um apartamento alugado.

Para Eduarda, será a primeira vez em Guarapari. Já Fabiano veio outras vezes, mas a expectativa é sempre grande. “Guarapari é sempre muito bom. A expectativa dela é grande, pela propaganda que fazemos. Só vamos embora no sábado ou domingo”, disse.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: